domingo, janeiro 30, 2011

 

FELIZES, FELIZES, FELIZES…


Só um Deus belo e bom pode e sabe felicitar os pobres. Com um tom carregado de felicidade, não restritivo, mas alargado a toda a humanidade, as «Felicitações» do Rei novo atingem todas as pessoas, chegando às franjas da sociedade, onde estão os pobres de verdade. No meio destas «Felicitações» – é por nove vezes que soa o termo «FELIZES –, note-se a centralidade da MISERICÓRDIA (5.ª felicitação) (5,7). (...)

Os «pobres de espírito», aqui referidos, não são pobres de Espírito Santo nem de inteligência, mas pessoas humildes, no sentido em que uma pessoa humilde é «baixa de rûah» (shephal rûah) (Provérbios 16,19; 29,23), isto é, sem espaço físico, económico, social ou psicológico. Não precisam de se afirmar. São claramente os últimos da sociedade, mas que, na sua humildade e pobreza, desafiam a sociedade, pois os ptochoí são pobres ao lado de gente rica, acomodada, que estendem a mão para nós, apontando o dedo ao nosso egoísmo, afirmação, instalação e comodidade.

Note-se ainda que, na mentalidade e na língua hebraica, «FELIZES» ou «BEM-AVENTURADOS» diz-se ’ashrê, termo que qualifica os pioneiros, aqueles que abrem caminhos novos e bons e belos e de vida nova e boa e bela para o mundo. E é verdade, por paradoxal que pareça. Foram e continuam a ser os Santos e os Pobres os que verdadeiramente abrem caminhos novos e belos neste mundo enlatado, saciado, enjoado, dormente e anestesiado em que vivemos.

D. António Couto: http://mesadepalavras.wordpress.com/


sábado, janeiro 29, 2011

 

Festa de S. José Freinademetz: 29 Janeiro


Nasceu no norte de Itália, em Oies, no Tirol, aos 15.04.1852.
Foi ordenado sacerdote, em Brixen, a 25.07.1875.
A 27.08.1878 entra na Casa Missionária de Steyl (Holanda), fundada por S. Arnaldo Janssen.
A 02.03.1879 parte para a China, onde vive como missionário até à sua morte no dia 28.01.1908.

Quando o P. Arnaldo foi pedir ao Bispo de Brixen, Vinzenz Gasser, para autorizar o seu ingresso na Congregação do Verbo Divino, este respondeu: o bispo de Brixen diz que não, mas o bispo católico diz que sim! Leve o meu filho Freinademetz e faça dele um valoroso missionário”.

sexta-feira, janeiro 21, 2011

 

Unidade, Fraternidade em Humanidade


Uma Luz brilha nos céus,
Qual candelabro de Deus,
A iluminar tudo e todos,
Envolvendo mundo e povos,
De modo a realçar
O Belo e o Original,
Que existe em cada ser,
Apelando à harmonia
Que há na Diversidade,
Sinal de que, assim, Deus sonha
A verdadeira Unidade,
Hino aos toques de Amor
Deixados, por toda a parte,
Pelo próprio Criador.


Que fazemos dessa Luz,
Sem ocaso, que é Jesus
Trazendo a libertação
A quantos jazem nas trevas
Do medo e da opressão,
Se ainda hoje existe
Quem pretenda ensinar
Que tudo é questão de sorte,
Como se Deus que nos salva
E nos ama, sem medida,
Para uns, quisesse a morte
E, para outros, a vida?!


Em Deus, a Diversidade
Não se opõe à Unidade,
Que resulta do Amor
E do toque de Beleza
Do Seu poder criador
Deixado em cada flor
E em toda a Natureza.


Contemplar o Bem e o Belo,
É deixar de ser castelo
E descobrir horizontes
De caminhos sempre novos,
Em busca da Unidade
Que abraça todos os povos,
Irmãos em Humanidade,
Onde o Amor é fermento
Do Pão que é bom alimento
E Paz para o coração,
Como sempre foi Jesus,
Vida, Caminho e Luz,
De todos, sem excepção.


Maria Lina da Silva, fmm – Lisboa, Semana da Oração pela Unidade

quarta-feira, janeiro 19, 2011

 

Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino

Fátima: 12 e 13 de Março de 2011

Como ELE: dá rosto à Missão


Dia 12: Sábado
15.00 hs – Acolhimento no Seminário do Verbo Divino
16.45 hs – Cruz Alta: desfile em procissão até à Capelinha
17.00 hs – Saudação a Nossa Senhora – Capelinha
21.30 hs – Recitação do Terço – Capelinha

Dia 13: Domingo
10.00 hs – Recitação do Terço – Capelinha (e procissão para a Igreja da Santíssima Trindade)
11.00 hs – Eucaristia (presidida por D. Augusto César, membro da Comissão Episcopal das Missões) – Igreja da Santíssima Trindade
15.00 hs – Festa Missionária – Seminário do Verbo Divino
17.00 hs – Envio Missionário


Poderá obter informações mais completas junto das comunidades dos Missionários do Verbo Divino da sua região ou das Irmãs Missionárias Servas do E. Santo, ou ainda junto daqueles leigos que fazem parte da equipa e que são conhecidos de tanta gente.
Este ano queremos viver este acontecimento à volta do lema Como ELE: dá rosto à Missão (tendo em conta o documento dos nossos bispos sobre a Missão da Igreja, assim como o ano europeu do voluntariado).

segunda-feira, janeiro 17, 2011

 

SEMANA DE ORAÇÃO PARA A UNIDADE DOS CRISTÃOS


Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações (Cf Atos 2,42)


Dia 1 (18/1/2011) A Igreja em Jerusalém
João 14, 15-21 É ele o Espírito da verdade

Oração
Todo poderoso e Misericordioso Deus, com grande poder reuniste os primeiros cristãos na cidade de Jerusalém, pelo dom do Espírito Santo, desafiando o poder terreno do Império Romano. Concede-nos que, como essa primeira Igreja de Jerusalém, possamos nos unir corajosamente na pregação e na vivência das boas novas da reconciliação e da paz, onde houver desigualdade e injustiça. Oramos em nome de Jesus, que nos liberta da servidão do pecado e da morte. Amém

Dia 2 (19/1/2011) Muitos membros de um só corpo
João 15, 1-13 Eu sou a verdadeira videira

Oração
Deus, de quem flui toda a vida em sua diversidade, chamas tua Igreja, como corpo de Cristo, a estar unida no amor. Possamos nós aprender mais profundamente nossa unidade na diversidade, e buscar trabalhar juntos na pregação e na construção do teu Reino de amor abundante para todos, enquanto nos acompanhamos uns aos outros em cada lugar, em todos os lugares. Que tenhamos sempre em mente Cristo, como fonte de nossa vida em comum. Oramos na unidade do Espírito. Amém.

Dia 3 (20/1/2011) A fidelidade aos ensinamentos dos apóstolos nos une
João 17, 6-19 Eu manifestei o teu nome

Oração
Deus da luz, nós te damos graças pela revelação da tua verdade em Jesus Cristo, tua palavra viva, que recebemos através do ensinamento dos apóstolos, ouvidos primeiramente em Jerusalém. Que o teu Espírito Santo continue a nos santificar na verdade do teu Filho, para que unidos nele possamos crescer na devoção à palavra, e juntos servir teu Reino em humildade e amor. Em nome de Cristo oramos. Amém.

Dia 4 (21/1/2011) Partilha, uma expressão de nossa unidade
Mateus 6, 25-34 Procurai primeiro o Reino de Deus

Oração
Deus de justiça, teus dons são gratuitos. Nós te agradecemos porque nos tens dado o que precisamos para que todos possamos estar alimentados, vestidos, abrigados. Guarda-nos do pecado egoísta da acumulação de bens e inspira-nos para que sejamos instrumentos de amor, partilhando tudo que nos deste, em um testemunho da tua generosidade e justiça. Como seguidores de Cristo, leva-nos a agir juntos onde houver necessitados: onde famílias são privadas de suas casas, quando os mais vulneráveis sofrem nas mãos dos poderosos, onde a pobreza e o desemprego destroem vidas. Oramos em nome de Jesus, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Dia 5 (22/1/2011) Partindo o pão na esperança
João 6, 53-58 Este é o pão que desceu do céu

Oração
Deus da esperança, nós te louvamos pelo dom que nos deste na Ceia do Senhor, onde, no Espírito, continuamos a encontrar teu Filho Jesus Cristo, o pão vivo do céu. Perdoa por não sermos dignos desse grande dom – por nossa vida em divisões, por nosso conluio com as desigualdades, nossa complacência na separação. Senhor, oramos para que apresses o dia em que a tua Igreja possa partilhar em conjunto a fração do pão, e para que, enquanto esperamos esse dia, possamos aprender mais profundamente a ser um povo formado pela Eucaristia para o serviço em benefício do mundo. Oramos em nome de Jesus. Amém.

Dia 6 (23/1/2011) Fortalecidos para a ação na oração
Mateus 6, 5-15 Que venha o teu Reino, que se realize a tua vontade

Oração
Senhor Deus, nosso Pai, nos alegramos porque em todos os tempos, lugares e culturas, há pessoas que te buscam em oração. Acima de tudo, te agradecemos pelo exemplo e
ensinamento de teu Filho, Jesus Cristo, que nos ensinou a aguardar em oração a chegada
do teu Reino. Ensina-nos a orar melhor juntos como cristãos, para que possamos sempre
estar conscientes da tua orientação e encorajamento ao longo de nossas alegrias e tristezas, pelo poder de teu Santo Espírito. Amém

Dia 7 (24/1/2011) Vivendo a fé da ressurreição
Mateus 28, 1-10 Então Jesus lhes disse: não temais

Oração
Deus, protetor da viúva, do órfão e do estrangeiro – num mundo onde tantos conhecem o desespero, ressuscitaste teu Filho Jesus para dar esperança à humanidade e renovar a terra. Continua a fortalecer e unificar tua Igreja em suas lutas contra as forças da morte no mundo, onde a violência contra a criação e a humanidade obscurece a esperança da nova vida que ofereces. Assim oramos em nome do Senhor Ressuscitado, no poder do Espírito Santo. Amém.

Dia 8 (25/1/2011) Chamados ao ministério da reconciliação
Mateus 5, 21-26 Deixa a tua oferenda ali, diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão

Oração
Deus da Paz, nos te damos graças porque enviaste teu Filho Jesus, para que possamos nele nos reconciliar contigo. Dá-nos a graça de sermos servos ativos de reconciliação dentro de nossas Igrejas. Assim, ajuda-nos a prestar serviço à reconciliação de todos os povos, particularmente em tua Terra Santa , o lugar onde derrubaste a muralha de separação entre os povos e uniste a todos no Corpo de Cristo, sacrificado no Monte Calvário. Enche-nos de amor mútuo. Que a nossa unidade possa prestar serviço à reconciliação que desejas para toda a criação. Oramos no poder do Espírito Santo. Amém.

sexta-feira, janeiro 14, 2011

 

Jesus é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo


Perante o medo geral,
Tristeza e desilusão,
Ousemos anunciar
Que Jesus é Salvação,
Como outrora fez João:
- “Eis o Cordeiro de Deus,
Que tira o pecado do mundo.”

A quem se sente perdido,
Numa vida sem sentido,
Tentemos ser, nós também,
Essa Estrela de Belém,
A testemunhar Jesus,
Como o Cordeiro de Deus,
Que tira o pecado do mundo,
Pois, só Ele, e mais ninguém,
É o Salvador do mundo.

A quem tem coração recto
E busca o caminho certo,
Para chegar a Belém
E adorar o Menino
De quem se diz tanto bem,
Alertemos toda a gente,
Que é simples e inocente,
Do perigo existente
Nos “Herodes travestidos”
Da arte de enganar
E até de impedir se fale
De Jesus que vem salvar;
Persistamos a clamar:
- “ Eis o Cordeiro de Deus,
Que tira o pecado do mundo”,
Porque o seu amor, por nós,
É verdadeiro e profundo.

Deus de Bondade e Amor,
Ensina-me a revelar-Te,
Como único Salvador
De todo o pecado e dor,
Tendo o bem-querer, por arte,
Para acordar a Esperança,
A Fé e a Confiança,
Em Jesus, por toda a parte.

Maria Lina da Silva, fmm
Lisboa, 13.01.2011

domingo, janeiro 09, 2011

 

Identidade e Missão de Jesus


Jesus, ao ser baptizado,
Nas águas do Rio Jordão,
Viu, pelo céu, confirmada
Identidade e Missão,
Como o Filho muito amado
E o Messias enviado
Por Deus Pai, para salvar
A Humanidade assustada,
Julgando-se abandonada,
Sem Pastor para a guiar
Nem Libertador capaz
De fazer florir a Paz,
No coração dos humanos,
Presos em tantos enganos.

Foi esta a revelação
Na voz do Pai que se ouviu,
Consagrada pelo Espírito
Que em forma de pomba se viu
Sobrevoar o espaço,
Como se o céu se abrisse
E, a todos nós, chegasse
Sensível como um abraço
Do Espírito criador
Que, em Jesus, vem recriar
Este mundo pecador,
Qual presença de Deus vivo
Que não quer ver o seu Povo
Esmagado nem cativo.

Que fazemos nós também,
Os baptizados em Cristo,
Neste mundo injustiçado
Pelos homens, não por Deus,
Para tornar atraente,
Ao coração mais descrente,
A Boa Nova de Deus
Que a todos fez filhos seus,
Sem exclusão de ninguém,
Pelo seu jeito amoroso
De ser Pai e de ser Mãe?

Maria Lina da Silva, fmm
Lisboa, Festa do Baptismo do Senhor, Janeiro, 1011

quinta-feira, janeiro 06, 2011

 

Festa tradicional dos Reis


Porque hoje é Dia de Reis,
Segundo a tradição,
Eu queria ter mil vidas,
Para percorrer o mundo,
Sedento de paz e amor,
Justiça e libertação,
Atraída p’las maravilhas
Que por nós fez o Senhor,
E testemunhar, sem medo,
Que Jesus é o Salvador.

Até já tive uma ideia,
Quiçá, uma ousadia:
Pedir um camelo aos Reis
E com eles ir a Belém
Adorar o Deus Menino
Nos braços da Virgem Mãe
E beber do seu olhar
A bênção do céu e a luz
Que ao bem sempre nos conduz,
Para prosseguir, fiel,
A minha entrega a Jesus.

Maria Lina da Silva, fmm
Lisboa, 06.01.2011

This page is powered by Blogger. Isn't yours?