sábado, outubro 03, 2015

 

Sábado da 26ª semana do Tempo Comum


Alegrai-vos antes porque os vossos nomes estão escritos no Céu. (cf. Lc 10,17-24)

A alegria de Deus é a nossa salvação
e a nossa salvação é entrar na alegria de Deus!
Tudo o que somos é dom de Deus, é pura graça do alto,
por isso, quando somos amados, chamados
e enviados com poder, a colaborar na sua missão,
a nossa alegria não é a soma do que fazemos por Deus,
mas o espanto do que Deus faz por nós!
Deus escreveu o nosso nome no seu coração,
com a Palavra misericordiosa do seu Filho
e o estilete afável e libertador do seu Espírito!
Como é bom saber que o amor de Deus por nós
é anterior e maior do que a fragilidade do nosso pecado!

Na hora de avaliar uma ação pastoral ou uma vida,
há o gozo pelos frutos obtidos e o esforço despendido,
no entanto, isto não nos deve levar ao orgulho!
O que fizemos de bem, foi em colaboração com Deus,
por isso, não devemos conjugar o verbo na primeira pessoa
- “eu fiz, eu consegui, eu criei, eu construí, eu formei...” - ,
mas na 3ª pessoa majestática por mediação:
“Deus fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome!”.
O autoelogio desvia-nos do louvor ao Senhor
e eclipsa-nos a memória de que somos puro dom!

Santíssima Trindade, declaração eterna de aliança,
gravada com a marca da fidelidade e da iniciativa,
louvada sejas pelo teu amor incondicional e misericordioso.
Jesus, nosso salvador, que nos achastes dignos de te servir,
louvado sejas pelas maravilhas que fazes em mim e por mim,
apesar da forma desajeitada e inconstante da minha colaboração.
Dá-nos o dom da humildade de uma vida em comunidade

e o dom da alegria da graça que nos fontaliza e sustenta!

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?