quarta-feira, maio 03, 2017

 

S. Filipe e S. Tiago, Apóstolos


Apareceu a Tiago e em último lugar, apareceu-me também a mim, como o abortivo. (cf 1 Cor 15,1-8)

Deus é espírito, mas, por amor, faz-se revelação.
O que era invisível, torna-se Rosto próximo em Cristo.
É o amor obediente e fiel do Filho que O torna Palavra do Pai,
coração misericordioso com pés de peregrino,
saudação de paz que sopra a ternura do Espírito Santo.
O Senhor apareceu a Tiago, aos apóstolos, a Saulo...
sempre como uma surpresa gratuita e revitalizadora,
que envia em missão e a ser extensão da Palavra divina.
A nossa fé passa pela experiência pessoal, mística e indigna,
do “Cristo que apareceu também a mim, como o abortivo”! 

O cristianismo é essencialmente experiência de Cristo vivo.
Tudo o resto, ritos, doutrinas, deveres, valores, atitudes...
devem ser expressão desta experiência e não o contrário!
Ir à missa porque os outros vão ou quando me apetece,
rezar apenas quando estou apertado e não sei para onde me virar,
cumprir deveres religiosos e morais por medo de ir para o inferno,
são tudo expressões religiosas pressionadas a partir de fora
e não movidas pelo entusiasmo que brota do amor a Cristo!
A nossa vida é uma história surpreendente de misericórdia
e não a soma de pontos que fomos conquistando esporadicamente!

Senhor, que rosto esplendoroso, apaixonado e divino,
nos mostras do Pai, quando nos lavas os pés
e abres os braços para ser crucificado e Te ofereceres por nós!
Cristo vivo, há quanto tempo sinto o teu perfume,
vejo as marcas de Alguém que me acompanha escondido,
de uma Brisa que refresca e aquece nos cansaços do dia,
de uma Luz que me conduz e levanta nas trevas da vida!
Que S. Filipe e S. Tiago intercedam por nós
e nos animem a confiar n’Aquele que seguiram,
anunciaram e pelo Qual deram as suas vidas!

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?