domingo, agosto 12, 2012

 

19º Domingo do Tempo Comum


Os judeus murmuravam de Jesus, por Ele ter dito: 'Eu sou o pão que desceu do Céu'; e diziam: «Não é Ele Jesus, o filho de José, de quem nós conhecemos o pai e a mãe? (cf Jo 6,41-51)

Hoje as pessoas crescem com a sensação
de que são todo-poderosas, o centro do mundo.
Fazem a experiência de serem pequenos tiranos,
em que os pais, avós, educadores... são seus servos.
Depois, crescem dois palmos, endireitam a cabeça
e dizem: quero ter tudo de marca e as últimas novidades!
Aparecem os primeiros sinais de adolescência
e exigem ser reis da noite,
submetendo-se às praxes do álcool e do sexo,
em orgias de ilusão
para apaziguar a dor duma vida sem horizontes.
Por fim, chega a hora de serem senhores da sua vida,
e descobrem que não são senhores de nada!
Desiludidos e deprimidos,
mergulham no virtual e em programas de evasão,
retornando à meninice e adiando a maturidade,
pois, de repente, submeter-se às ordem dum patrão,
é duro demais para quem viveu pensando ser rei!

Deus no meio disto tudo pode ter lugar?
Se eu sou rei, como posso admitir um rei superior,
que me dá orientações e critérios de vida?
Como posso acreditar num salvador que me salva
e perdoa os pecados, se eu não me sinto culpado?
Como tenho a certeza que Jesus é o salvador,
se há tantos deuses no panteão do mundo?
Se Jesus é um homem do passado, coisas da avó”, 
não será mais uma dessas coisas
que passaram à história, tipo conto da carochinha?

Jesus, sendo Rei e Senhor,
fez-se servo humilde, conquistador de corações.
Acreditar Nele
é entrar neste caminho do puro amor,
construtor de um mundo justo,
peregrino insaciável da verdade eterna,
humilde companheiro,
ombro amigo do mais frágil,
aprendiz duma presença invisível
com quem dialoga e aprende a amar.

Senhor Jesus, nas murmurações e dúvidas,
ajuda-nos a caminhar na fé e confiança
e corrige a miopia da nossa falta de fé.

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?