segunda-feira, abril 08, 2024

 

2ª feira da 2ª semana da Páscoa, Anunciação do Senhor

 



Eis-Me aqui: Eu venho para fazer a tua vontade. (cf. Heb 10,4-10)

 

O Pai disse ao Filho na eternidade: “Meu querido Filho,

queria que Filho de uma mulher e assumisses um corpo de criatura”!

E o Filho respondeu: “Eis-me aqui para fazer a tua vontade”!

Ao chegar o tempo maduro em que Deus encontrou a mulher certa,

enviou o anjo Gabriel à jovem Maria de Nazaré

e propôs-lhe ser a mãe do “Filho do Altíssimo”,

fecundada pela ação do Espírito Santo,

pois também Ele veio para fazer a vontade do Pai e do Filho.

E Maria, perplexa com tal missão, respondeu que não entendia tudo,

mas que se vem de Deus, “Eis aqui a Serva do Senhor,

faça-se em mim segundo a tua vontade”!

E a vontade de Deus tomou corpo e revelou-se humana!

 

A autonomia individual disse: “eis-me aqui para fazer a minha vontade”.

E o bebé esperneou e chorou e impôs a sua vontade.

A criança fez birra e fez dos seus caprichos a lei da sua casa .

O adolescente disse sim, mas fez não, para mostrar que é livre.

O homem e a mulher casaram mas quiseram continuar a ser o centro,

e aconteceu a discussão e a violência numa guerra de poder doméstica.

O religioso disse sim a Deus, por meio de ritos e orações,

mas depois disse a Deus: “nos meus assuntos privados mando eu”!

E assim, habitou-se a ser o centro, a fazer o que quere,

a mentir quando apanhado e a fugir das responsabilidades.

 

Senhor, sois o Arquiteto deste belo projeto de vida,

onde nos encontramos como fruto das tuas mãos

e colaboradores convidados na sua concretização.

Ensina-nos a confiar em Ti e deixar-nos guiar pela tua vontade,

como criança que aprendeu que nos amas e só queres o nosso bem.

Reconheço que, às vezes, seguir Jesus e entregar toda a minha vida,

me dá vertigens e medo de avançar no escuro da fé

e das surpresas à volta da esquina, com receio de fracassar e estar só.

Maria, Senhora do Sim, ensina-me a viver e a desejar

o que rezamos no Pai-Nosso: “seja feita a vossa vontade,

assim na terra como no Céu”



Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?