domingo, abril 28, 2024

 

5º Domingo da Páscoa

 



É este o seu mandamento: acreditar no nome de seu Filho, Jesus Cristo, e amar-nos uns aos outros, como Ele nos mandou. (cf. 1 Jo 3,18-24)

 

O Pai oferece-nos o seu Filho como caminho de salvação.

Jesus revela-se-nos no caminho da vida, como a Saulo,

e cura-nos o olhar da fé, fazendo acontecer a conversão:

um antes que persegue a vida e um depois que ama

e anuncia a misericórdia e a esperança no Senhor Jesus.

E permanecendo em Jesus pela fé que O segue e anuncia

e pelo testemunho de vida que cria comunhão,

brotam frutos de coerência de vida e de amor incondicional,

à imagem de Cristo que abraça o Céu e a terra na cruz.

 

Entre muitos mandamentos de Deus e da Igreja,

muitas vezes ficamos pelo mais fácil,

que é cumprir deveres religiosos e ritos pontualmente,

continuando o coração da vida a viver segundo as circunstâncias.

Formam-se assim fragmentos de mim em lugares diferentes,

um piedoso e cumpridor, com palavras e boas intenções,

e outro rebelde e interesseiro, que guarda rancor,

engana e explora nas relações comerciais e sociais,

e se abstém de amar quem precisa, a não ser pontualmente.

E por cima, este cumprir religioso desagarrado da vida,

acalma a consciência pela sensação do dever cumprido

e justifica ao próprio um olhar de superioridade condenatório.

 

Senhor Jesus, obrigado porque me enxertaste de vida nova,

e me vás podando e tratando as moléstias do mal que me enfraquecem,

ajuda-me a dar frutos que falam bem de Ti,

Videira da Vida, casta divina que inspira amor e esperança.

Espírito Santo, inquieta-me com sede de mais e de autenticidade,

para que me deixe guiar pela fé e seguimento de Jesus

e ser fonte de amor que generosa e indiferenciadamente

regue todos os desertos com a alegria de dar-me pela vida.

Que a Ti, Jesus, só imite na relação com Deus, a natureza e o outro,

para que os frutos sejam de Cristo: doces, salutares e medicinais.



Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?