quinta-feira, abril 18, 2024

 

5ª feira da 3ª feira da Páscoa, Semana de Oração pelas Vocações Consagradas

 



«Que me impede de ser batizado?». Filipe respondeu: «Se acreditas com todo o coração, isso é possível». (cf. At 8,26-40)

 

Deus enviou o seu Filho para nos salvar.

Acreditar n’Ele e segui-Lo é acolher a salvação

que Deus nos quer dar e por meio d’Aquele que Deus nos enviou.

O sacramento do Batismo é uma resposta de fé,

um sim à salvação que Cristo nos dá

e ao Evangelho que Ele vive e prega até à morte.

É viver guiado pelo GPS do Espírito Santo.

 

O que me impede de ser batizado na Igreja?

Pedir o Batismo apenas por tradição,

com a ideia subjacente de não querer seguir Jesus,

com a radicalidade de um novo nascimento, de uma nova vida.

Pedir o Batismo para as crianças

sem a garantia de um suporte humano e eclesial

que dê continuidade e alimente a semente do Batismo:

alguém que a eduque na fé e na oração

pelo testemunho de vida e pela palavra oportuna de esperança.

Semear sem cuidar, regar e retirar as ervas daninhas

é apenas jogar a semente à terra sem se preocupar em colher.

 

Senhor Jesus, eu creio em Ti, mas aumenta a minha fé.

Ensina-me a aceitar a vertigem de me consagrar totalmente a Deus,

sem reservas de áreas e sentimentos, nem fragmentos de tempo,

aguentando as crises de crescimento e de discernimento.

Espírito Santo, dá-nos fome e sede da Palavra de Deus,

do Pão da Eucaristia, da compaixão e da misericórdia,

do amor e da missão que não tem férias nem fronteiras.

Ajuda-nos a redescobrir a força renovadora do Batismo,

para que não seja visto como um simples bem religioso,

que adquiro e celebro com pompa e circunstância,

mas depois guardo e esqueço no currículo da iniciação religiosa.



Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?