segunda-feira, setembro 16, 2024

 

2ª feira da 34ª semana do Tempo Comum, S. Cornélio e S. Cipriano

 



Ouço dizer que há entre vós divisões, quando vos 

reunis em assembleia; (cf. 1 Cor 11, 17-26.33)

 

A Eucaristia é a celebração do memorial da Páscoa de Jesus,

da sua morte redentora pela salvação de todos,

que antecipa o banquete do reino,

como irmãos à volta da mesa do Cordeiro.

Neste sacramento Cristo se faz presente

e nós lhe repetimos com humildade do centurião:

Senhor, eu não sou digno que entres em minha morada,

mas dizei uma só palavra e eu serei salvo”.

E o Senhor nos responde: “Vai a tua fé te salvou.

Vai e lava os pés aos teus irmãos, perdoa com generosidade

e partilha a tua fé, dando frutos de paz e de justiça”!

 

O que corroeu a sociedade de classes romana

foi a prática cristã da celebração eucarística,

que à volta da mesma mesa sentava livres e escravos,

ricos e pobres, homens e mulheres, e todos se chamavam irmãos.

A consequência desta prática eucarística foram os cemitérios comuns,

e não os cemitérios classistas que consagravam a divisão de classes

mesmo após a morte: um cemitério para livres, outro para escravos.

Tudo o que for fora desta fraternidade universal,

filhos do mesmo Pai e salvos pelo mesmo Salvador,

já não é memória de Cristo nem da sua Páscoa.

 

Senhor, eu não sou digno de sentar-me à tua mesa,

mas aceito o convite de me alimentar da tua Palavra

e do teu Corpo repartido, aprendendo assim a comungar o irmão.

Ensina-nos a celebrar a Eucaristia como tua memória

e escola de vida fraterna e de perdão,

como fortalecimento da fé e da missão.

S. Cornélio e S. Cipriano, pastores unidos na fé e no martírio,

intercedei para que sejamos capazes de viver unidos,

como servos do Evangelho e testemunhos da Eucaristia.


Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?