quinta-feira, outubro 10, 2024

 

5ª feira da 27ª semana do Tempo Comum, S. Daniel Comboni, Mês das Missões e do Rosário

 



Sois tão insensatos que, tendo começado com o Espírito, acabais agora na carne? (cf. Gal 3, 1-5)

 

O Batismo abre-nos a porta à ação do Espírito Santo,

pois é Ele que nos abre à fé em Jesus Cristo,

nos ensina a rezar e atuar como Ele.

Viver segundo o Espírito é acolher a salvação gratuita de Cristo

e abandonar toda a tentação do pelagianismo de procurar

conquistar a salvação com forças próprias e méritos acumulados.

Por isso, o Espírito Santo é o dom mais precioso que devemos pedir,

para não cairmos na tentação de viver uma religiosidade sem Cristo.

 

O Papa tem vinda a chamar a atenção para o ressurgimento

das antigas heresias: pelagianismo e gnosticismo.

O Pelagianismo vê em Cristo um modelo inspirador,

mas depois centra-se na autonomia do individuo,

e nos métodos de autorredenção pessoal.

Por isso, faz depender a salvação de fórmulas rituais:

comungar na boca e de joelhos, vestir de determinada forma,

celebrar em latim em vez da língua vernácula, méritos…

O Gnosticismo vive da convicção de saber coisas sobre Deus

e de uma vida espiritual meramente interior

que não inclui a encarnação de Cristo

e o empenhamento na Igreja e na sociedade.

 

Senhor, bato à tua porta durante a noite da fé.

Não Te vejo, mas sei que me escutas e és meu amigo.

De tanto pedir o que acho o que é melhor para mim,

esqueço-me de escutar o que achas que é melhor para mim.

Perdoa os caprichos e ambições

que me distraem do Senhor dos dons

e me levam a fixar apenas nos dons do Senhor e do meu bem-estar.

Espírito Santo, ensina-me a paz e confiança da oração,

o diálogo sintonizado que me põe à escuta da tua Voz,

a persistência na oração pela salvação de todos como amigos.

 



Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?