quinta-feira, janeiro 18, 2007

 

Oração pela Unidade dos Cristãos: 18-25 de Janeiro


Queridos irmãos e irmãs:(…)Os dias 18 a 25 de Janeiro, e em outras partes do mundo, a semana de Pentecostes, são um tempo forte de compromisso e de oração por parte de todos os cristãos, que podem servir-se dos subsídios elaborados conjuntamente pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão «Fé e Constituição» do Conselho Mundial das Igrejas.

Pude experimentar como é profundo o desejo da unidade nos encontros que mantive com vários representantes das igrejas e comunidades eclesiais ao longo destes anos e, de maneira comovedora, na recente visita ao patriarca ecuménico Bartolomeu I, em Istambul, Turquia. Na próxima quarta-feira voltarei a falar destas e outras experiências que abriram meu coração à esperança.(…)

A unidade é um dom de Deus e fruto da acção do Espírito. Por este motivo, é importante rezar. Quanto mais nos aproximamos de Cristo, convertendo-nos a seu amor, mais nos aproximamos também uns dos outros.(…)

Este ano, o tema bíblico proposto à reflexão comum e à oração nesta «Semana» é: «Ele faz os surdos ouvirem e os mudos falarem» (Marcos 7, 37). São as palavras do Evangelho de Marcos e se referem à cura de um surdo-mudo por parte de Jesus. Nesta breve passagem, o evangelista narra que o Senhor, depois de ter posto os dedos nos ouvidos e de ter tocado com a saliva a língua do surdo-mudo, realizou o milagre dizendo: «Effatá», que significa «Abre-te». Ao recuperar a audição e o dom da palavra, aquele homem suscitou a admiração dos demais, contando o que lhe havia sucedido. Todo cristão, espiritualmente surdo e mudo por causa do pecado original, com o Baptismo recebe o dom do Senhor, que põe seus dedos no seu rosto e, deste modo, através da graça do Baptismo, é capaz de escutar a palavra de Deus e de proclamá-la aos irmãos. Além disso, a partir desse momento, tem a tarefa de amadurecer no conhecimento e no amor de Cristo para poder anunciar e testemunhar com eficácia o Evangelho.

Este tema, ao ilustrar dois aspectos da missão de toda comunidade cristã, o anúncio do Evangelho e o testemunho da caridade, sublinha também a importância de traduzir a mensagem de Cristo em iniciativas concretas de solidariedade. Isso favorece o caminho da unidade, pois se pode dizer que todo alívio, ainda que for pequeno, que os cristãos oferecem juntos ao sofrimento do próximo, contribui para tornar mais visível também sua comunhão e sua fidelidade ao mandamento do Senhor.

A oração pela unidade dos cristãos, contudo, não pode limitar-se a uma semana do ano. A invocação conjunta ao Senhor para que realize, quando e como só Ele sabe, a plena unidade de todos seus discípulos deve estender-se a cada um dos dias do ano.

Também a harmonia de objectivos na diaconia para aliviar os sofrimentos do homem, a busca da verdade da mensagem de Cristo, a conversa e a penitência, são etapas obrigadas através das quais cada cristão digno deste nome deve unir-se ao irmão para implorar o dom da unidade e da comunhão.

Exorto-vos, portanto, a passar estes dias em um clima de orante escuta do Espírito de Deus para que se dêem passos significativos no caminho da comunhão plena e perfeita entre todos os discípulos de Cristo. Que no-lo obtenha a Virgem Maria, a quem invocamos como Mãe da Igreja e auxílio de todos os cristãos, apoio em nosso caminho rumo a Cristo.

Papa Bento XVI

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?