quinta-feira, junho 07, 2007

 

Papa põe luta contra a pobreza no centro da reunião do G-8


Em uma carta dirigida à chanceler alemã, Angela Merkel, Bento XVI pediu ao G-8 (os sete países mais industrializados do mundo e Rússia) que assuma como prioridade a luta contra a pobreza, durante a reunião que começou hoje em Heligendamm, Alemanha.


«Alcançar o objectivo da eliminação da pobreza extrema antes do ano 2015 é uma das tarefas mais importantes de nosso tempo», assegura o pontífice na carta.


«Esta meta está ligada indissoluvelmente à paz e à segurança no mundo», declara em sua mensagem.


O Papa pede criar e garantir para os países pobres «de maneira confiável e duradoura, condições comerciais favoráveis que incluam sobretudo um acesso amplo e sem reservas aos mercados».


Desta forma, exige «medidas a favor de um rápido cancelamento completo e incondicional da dívida externa dos países pobres altamente endividados e dos países menos desenvolvidos».


«Hão de tomar-se medidas para que estes países não acabem de novo em uma situação de dívida insustentável», indica.


O Santo Padre exige aos «países industrializados» que cumpram com «os compromissos que assumiram no âmbito das ajudas ao desenvolvimento e cumpri-los plenamente».


Desta forma, pede «importantes investimentos no campo da pesquisa e do desenvolvimento de medicamentos para o tratamento da sida, da tuberculose, da malária e de outras doenças tropicais».


«Os países industrializados têm de enfrentar a urgente tarefa científica de criar finalmente uma vacina contra a malária», reconhece.


Por último, a carta do Papa alenta a comunidade internacional a seguir trabalhando «por uma redução significativa do comércio de armas, legal ou ilegal, do tráfico ilegal de matérias-primas preciosas e da fuga de capitais dos países pobres».


Amplia este compromisso à «eliminação tanto de práticas de lavagem de dinheiro como da corrupção dos funcionários nos países pobres».


(6 de junho de 2007 (ZENIT.org).

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?