quinta-feira, outubro 18, 2007

 

Enorme disparidade entre ricos e pobres é uma ofensa – denuncia Papa


CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 17 de Outubro de 2007 (ZENIT.org).


- Bento XVI denunciou nesta quarta-feira a enorme disparidade que se dá entre ricos e pobres, qualificando-a de ofensa contra a dignidade humana, ao unir-se à Jornada Mundial da Erradicação da pobreza.

«Quantas populações vivem ainda em condições de extrema pobreza!», exclamou o pontífice ao final da audiência geral desta quarta-feira, na qual participaram aproximadamente 50.000 pessoas.

«A disparidade entre ricos e pobres tornou-se mais evidente e inquietante, também nos países economicamente mais avançados», indicou.

«Esta situação preocupante interpela a consciência da humanidade, porque as condições em que se encontram tantas pessoas ofendem a dignidade do ser humano e comprometem, portanto, o progresso autêntico e harmónico da comunidade mundial.»

O Papa alentou por último «a multiplicar os esforços para eliminar as causas da pobreza e suas trágicas consequências».


A Jornada Mundial da Erradicação da pobreza foi criada por iniciativa do Pe. Joseph Wresinski (1917-1988), fundador do movimento «ATD Quarto Mundo», em 17 de Outubro de 1987, quando colocou no átrio do Trocadéro, em Paris, uma lápide «pelas vítimas da miséria».


A iniciativa foi assumida pelas Nações Unidas em 1992 com o título de Jornada Internacional para a Eliminação da Pobreza.


No átrio da Basílica de São João de Latrão, catedral de Roma, há uma réplica da lápide que se encontra no Trocadéro de Paris, com a inscrição: «Onde há homens condenados a viver na miséria, os direitos humanos são violados. Unir-se para fazê-los respeitar é um dever sagrado».


Esta frase original do Trocadéro foi completada na lápide romana com as palavras de João Paulo II: «Nunca mais discriminações, exclusões, opressões, desprezo dos pobres e dos últimos.

Neste contexto, no domingo 14 de Outubro, o arcebispo Dominique Mamberti, secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, celebrará a eucaristia às 18h na Basílica de São João de Latrão, em torno da lápide.

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?