terça-feira, janeiro 22, 2008

 

Semana de Unidade pelos Cristãos: 22 Janeiro


5º dia: Orai sem cessar com um coração paciente
Tende paciência com todos (1 Tes 5, 14)

Ex 17,1-4: Por quê?
Sal 1: Dar fruto a seu tempo
1 Tes 5 (12a)13b-18: Tende paciência com todos
Lc 18, 9-14: Uma humilde oração


Comentário
Não podemos estar satisfeitos com a divisão dos cristãos. Somos legitimamente impacientes até que venha finalmente o dia de nossa reconciliação. Por isso, também devemos ser conscientes de que o ecumenismo não se vive em todas as partes no mesmo ritmo. Alguns avançam a grandes passos, outros são mais prudentes. Como Paulo prega, devemos seguir sendo pacientes com todos.

Como o fariseu em sua oração, podemos facilmente apresentar-nos ante Deus com a arrogância dos que fazem tudo muito bem: «Eu não sou como o resto dos homens». Se às vezes se tentam denunciar as lentidões ou as imprudências dos membros de nossa Igreja, ou as de nossos interlocutores ecumênicos, o convite à paciência ressoa como uma advertência importante.
Em certas ocasiões, inclusive, nós nos mostramos impacientes com Deus. Como o povo no deserto, às vezes gritamos para Deus: por que toda esta marcha, dolorosa, se tudo se deve acabar agora? Tenhamos confiança: Deus responde a nossas orações, do seu jeito, a seu devido tempo. Ele saberá suscitar novas iniciativas para a reconciliação dos cristãos, aquelas que em nosso tempo são necessárias.


Oração
Senhor, fazei de nós discípulos vossos; que escutemos vossa Palavra dia e noite. Em nosso caminho rumo à unidade, dai-nos saber esperar os frutos ao seu tempo. Quando os preconceitos e a desconfiança triunfam, concedei-nos a humilde paciência necessária para a reconciliação. Assim vos pedimos.


(Tradução da agência http://www.zenit.org/index.php?l=portuguese)

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?