terça-feira, setembro 23, 2008

 

24 Setembro: dia de oração pelos cristãos perseguidos da Índia

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre promove um ida de oração pelos cristão da Índia, no dia 24 de Setembro. Propoem a seguinte oração:
http://www.fundacao-ais.pt/page_content.php?id_code=1369

Pai do céu, fazeis brilhar vosso solsobre maus e bons.Vosso filho Jesus morreu por todose em sua ressurreição gloriosaconservou as cinco chagas do tormento.Com seu poder divino, ele sustenta agoratodos os que sofrem perseguição e martíriopor serem fiéis à fé da Igreja.Pai misericordioso e forte,impedi que hoje Caim volte a mataro desvalido Abel, o inocente Abel.Que os cristãos perseguidos na Índia,como Maria Mãe, permaneçamde pé junto à cruz do Cristo Mártir.Confortai quem é ameaçado pela violênciae estremecido pela insegurança.Que vosso Espírito Santo de amortorne fecundo o testemunho e o sangue.
Amen

Na Índia os cristãos são uma minoria, pouco mais de 2 por cento, mas em números absolutos são muitos milhões e, a modos de fermento, pelo testemunho da sua fé traduzida no terreno em caridade laboriosa sobretudo com os mais excluídos, pesam muito no contexto religioso indostânico.

A onda de violência
Agrupam-se em comunidades que têm sofrido muito ao longo dos séculos. Hoje ainda, em tempos de exaltação e até de mistificação da tolerância, e num país com uma bonita história de democracia e de boa convivência entre etnias e crenças, os seus sofrimentos têm sido acrescidos, sobretudo no estado de Orissa, no nordeste desta grande nação. Há já alguns anos que se verificam conflitos esporádicos entre alguns grupos fanáticos de hindus e a minoria cristã. A situação agravou-se desde meados de Agosto.
Houve muitos cristãos mortos e desaparecidos, largas dezenas de feridos, muitas casas, igrejas e conventos incendiados, e muitos milhares de desalojados e deslocados internos. As igrejas cristãs, com destaque para a católica, denunciaram e continuam a denunciar a situação, e convidaram os cristãos de todo o mundo à oração pelas vítimas da violência e pela paz no aniversário da morte da Madre Teresa, 5 de Setembro. Na Índia, o dia escolhido foi o dia 7, por ser domingo, e as igrejas encheram-se, de manhã à noite. Em muitos outros estados da Índia, os hindus uniram-se aos cristãos em declarações pela paz e não-violência. Quem sabe se o sangue assim vertido não virá a ser semente de reconciliação e de superação da intolerância! Talvez contribua mesmo para um maior incremento do movimento ecuménico e para moderar algum zelo destemperado e irritante para os hindus de uma ou outra confissão cristã algo sectária ou proselitista
Em meio de tudo isto, espanta-me o silêncio dos grandes meios de comunicação. “Silêncio ensurdecedor” lhe chamou o cardeal arcebispo de Bolonha. Se fosse uma violência de sentido inverso, ensurdecedor seria de certo o barulho. Julgo estarmos aqui, como em muitas outras situações similares, perante um caso de “cristofobia”, termo já consagrado por uma resolução da ONU para designar entre outras coisas, tais como a perseguição e a intolerância contra os cristãos, também a desinformação sobre o cristianismo. Poderá também tratar-se de uma espécie de hierarquia das intolerâncias como se devesse ser mais tolerável a discriminação contra os cristãos do que o anti-semitismo ou a discriminação contra os muçulmanos.

A génese oculta da violência
Posto isto, convém também ir um pouco mais fundo, à génese da onda de situações de violência como esta. As tão apressadamente chamadas “guerras religiosas” escondem quase sempre oportunismos, jogos de poder temporal e conflitos e injustiças sociais graves. Foi assim nas “guerras religiosas” que ensanguentaram a Europa, desde as rupturas da Reforma, passando pela “Guerra dos Cem Anos” até ao ainda recente conflito na Irlanda do Norte. Ditadores, jihadistas e novos cruzados, usam e abusam do nome de Deus como camuflagem das suas reais intenções. Os não praticantes de todas as religiões sabem muito bem fingir de religiosos quando isso interessa aos seus intentos de domínio e confusão.
É essa também a génese oculta da violência em Orissa. Os cristãos, nos passos de Jesus, anunciaram o Evangelho a todos mas, sobretudo, aos párias, grupo social desprezado pela sociedade hindu, assente na divisão em castas. Evangelizando, promoveram-nos. Isso fez nascer no seio do integrismo hindu o medo de perder o poder e o surgimento de grupos integristas clandestinos e armados. Por outro lado, dessas e doutras gritantes injustiças sociais germinou uma guerrilha de sabor maoista. E bastou que um dos chefes mais fanáticos do integrismo fosse morto, supostamente por um grupo guerrilheiro, para que a culpa fosse atribuída aos cristãos e se erguesse esta espiral de violência. Infelizmente, as últimas notícias de agências cristãs dão conta de que ela está a alastrar a outros estados da Índia. Não podemos ceder ao “silêncio ensurdecedor”. Rezar e dar a outra face não deve impedir-nos de perguntar como Jesus diante de Anás: “por que me bates?”

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?