sexta-feira, outubro 24, 2008

 

Dia das Nações Unidas: 24 de Outubro de 2008


Mensagem do Secretário-Geral da ONU


Por ocasião do 63º. aniversário da nossa Organização, celebro convosco o Dia das Nações Unidas.

Este é um ano crucial na vida da nossa Organização. Acabámos de deixar para trás o ponto médio do esforço que empreendemos para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio – a nossa visão comum para construir um mundo melhor no século XXI. É agora mais claro do que nunca que as ameaças deste século não poupam ninguém. Nem as alterações climáticas, nem a propagação das doenças e das armas mortíferas, nem o flagelo do terrorismo conhecem fronteiras. Se quisermos promover o bem comum mundial, temos de preservar os bens públicos mundiais.

Continua a haver muitos países que não estão no bom caminho para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio até à data estabelecida de 2015. Preocupam-me também profundamente os efeitos da crise financeira mundial. A liderança e as parcerias nunca foram tão importantes.

O êxito da reunião de alto nível sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, que organizámos em Setembro, é por isso ainda mais notável. Juntámos uma ampla coligação a favor da mudança constituída por Governos, executivos de empresas e representantes da sociedade civil. Suscitámos compromissos sem precedentes sob a forma de promessas de contribuições e parcerias, para ajudar os pobres do mundo.

Ainda não se fez a contagem final, mas o montante total das contribuições anunciadas na reunião sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio poderia exceder os 16 000 milhões de dólares.

As parcerias são a via do futuro. Basta olhar para os progressos realizados na luta contra a malária. A nossa acção mundial neste domínio permitiu-nos conter uma doença que mata uma criança em cada 30 segundos. Esta vitória foi possível graças a um planeamento orientado nos países, a um maior financiamento, a uma gestão mais coordenada a nível mundial e a meios científicos e tecnológicos da mais alta qualidade.

Precisamos de modelos como estes para enfrentar outros desafios, nomeadamente as alterações climáticas, numa altura em que se aproximam as conferências de Poznan e Copenhaga,. Precisamos deles para alcançar todos os outros Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Continuemos a avançar por esta via. Não há tempo a perder. Espera-se das Nações Unidas que produzam resultados, para que o mundo seja mais seguro, mais saudável e mais próspero. Neste Dia das Nações Unidas, peço a todos os parceiros e a todos os dirigentes que façam aquilo que lhes compete e cumpram a sua promessa.

(Fonte: comunicado de imprensa SG/SM/11857 de 10/10/2008)

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?