sábado, outubro 18, 2008

 

Igrejas unidas na luta contra a pobreza e a desigualdade


As Redes África-Europa Fé e Justiça (AEFJN Portugal) e Desafio Miqueias (Micah Challenge Portugal) congregaram 270 entidades cristãs e da sociedade civil para assinarem uma carta aberta contra a Pobreza e a desigualdade. Católicos e Evangélicos uniram-se, porque a Fé em Cristo lhes ensina que “os pobres não são apenas números perdidos nas estatísticas. São pessoas que precisam de ser encontradas, amadas e restauradas na vertente física, material, social, moral e espiritual. A pobreza é uma consequência da falta de amor para com o próximo.”

No dia 16 de Outubro entregaram a carta aberta no Gabinete do Primeiro Ministro e pediram um maior compromisso do Estado português com os Objectivos do Milénio e a concretização urgente da transferência de 0,7% do PIB para Apoio ao Desenvolvimento dos países pobres. Solicitaram ainda que o Governo aproveite o dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, 17 de Outubro, para fazer uma declaração sobre o empenho real do Governo na luta contra a pobreza e a desigualdade em Portugal e no Mundo.

No dia 17 de Outubro, entre as 10:00 h e as 12:00 h, entregaram a carta na Assembleia da República. Todos os grupos parlamentares indicaram um deputado para receber a delegação e a carta aberta. Nas diversas audiências, os deputados manifestaram bom acolhimento à iniciativa e interesse em continuar este contacto com estas Redes cristãs com empenho social em Portugal e no mundo.

Foram diversos os assuntos abordados, com possibilidades de aprofundamento posterior: casos reais de pobreza, voluntariado e cooperação para o desenvolvimento, meio ambiente, políticas sociais e orçamento, acordos de parceria económica com os países ACP, políticas energéticas e consequências nos países mais pobres, migração e definição de um novo modelo económico mais justo e sustentável.
Esta iniciativa integra-se na campanha internacional da luta contra a pobreza: Levanta-te a actua.
As duas Redes vão continuar a congregar esforços junto das suas igrejas, da sociedade civil e da classe política porque acreditam que: “A pobreza é crime e os pobres não precisam de esmolas, mas de justiça.”
África-Europa Fé e Justiça (AEFJN Portugal), http://portugal.aefjn.org/

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?