quinta-feira, outubro 15, 2009

 

Encontro de Jovens - Prior Velho


Venho então falar-vos do Encontro Nacional de Jovens. Resumidamente, era um encontro de três dias em que participavam jovens de todas as localidades do pais onde estão presentes os Missionários do Verbo Divino, o Grupo Diálogos ou as Missionárias Servas do Espírito Santo. Como em Odivelas temos as Missionárias, a Pastoral Juvenil foi toda convidada a participar. A ideia era os jovens ficarem acolhidos nas famílias do Prior Velho e participarem em várias actividades ao longo dos três dias.
Tivemos algumas palestras, que depois discutíamos em grupos de reflexão e partilha. Os temas andavam muito à volta da Missão, da noção de compromisso, da importância de ser jovem aliada à importância de ser Cristão...etc. Ao segundo dia, todas aquelas reflexões levaram a um culminar em que nos deixámos de palavras e passámos às acções. O objectivo era fazermo-nos estrangeiros para podermos olhar a cidade com olhos diferentes: o objectivo era olhá-la como Cristo a olharia. Fomos então distribuídos por vários pontos diferentes da cidade: alguns foram para lares de idosos, outros ao encontro das crianças desfavorecidas, outros foram visitar sem-abrigo, outros para um centro de reformados, e outros, como eu, fomos para o Parque das Nações fazer evangelização de rua. Foi sem dúvida exigente. Como levar Cristo - não a uma pessoa concreta - mas a toda a gente que aparecer?
Como nem todos fomos para os mesmos locais, este trabalho missionário tocou a todos de maneiras diferentes. Agora, passada quase uma semana, creio que o real objectivo foi fazer-nos ir ao encontro do Outro. Até nas famílias em que dormimos! Estávamos todos em realidades muito diferentes: eu fui acolhida por uma senhora viúva que vivia sozinha havia oito anos, que tinha uma necessidade enorme de dar, de estar com alguém, de conversar, de se rir...e que portanto nos deu a sua própria cama, e que tinha medo de cozinhar para nós, porque podíamos não gostar...mas houve jovens acolhidos em bairros degradados, com famílias numerosas que conseguiram arranjar um bocadinho de chão...
Portanto, amigos, foi sobretudo um apercebermo-nos do encontro que temos marcado com o outro, hoje e sempre: o outro nos pobres, o outro nos sós, no sorriso das crianças, no desconhecido apressado, a quem é tão fácil estender a mão... Fizemo-nos estrangeiros e sentimo-nos acolhidos. Acolhidos pelo próprio Cristo, que nos olhava, que nos chamava no rosto do outro.

Sorri. Responde sempre com um sorriso, se puderes. Mesmo que estejas só a dizer que horas são. Não sabes há quanto tempo o teu interlocutor não vê um sorriso simpático... E nele, no outro, o teu sorriso pode fazer a diferença.

Um abraço fraterno, à maneira de Cristo.
Margarida Campos (Odivelas)

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?