quarta-feira, agosto 29, 2012

 

Martírio de S. João Batista
O rei disse à jovem: «Pede-me o que quiseres e eu to darei.» (Cf. Mc 6,17-29)

A nossa relação com as coisas e as pessoas,
que julgamos pertencerem-nos, é a de reis e senhores.

Cortamos a cabeça ao equilíbrio ecológico,
impermeabilizando e desertificando as terras,
fazendo dos rios e mares lixeiras a céu aberto,
lançando para a atmosfera
fumos e gazes tóxicos com efeitos de estufa,
usando e abusando da natureza, “pois tudo me pertence”!

Corta-se a cabeça da oposição com campanhas difamatórias.
Corta-se a cabeça do concorrente, adversário ou inimigo
em legítima defesa.
Corta-se a cabeça de um ou mais empregados
para salvar a empresa.
Corta-se a cabeça ao que se opõe ao roubo e à corrupção
no reinado do Eu-Poder sem ética, a não ser a do mais forte.
Corta-se a cabeça à amizade e ao amor conjugal
em nome da liberdade e realização pessoal.
Corta-se a cabeça do filho antes de nascer
pois sou dona do meu corpo e do que nela houver.
Corta-se a cabeça dos profetas
com voz dissonante e verdade acutilante.
É um mundo desumanizado,
onde atuo como se tudo e todos me pertencessem
e os instrumentalizo ao sabor dos meus devaneios.

Senhor Jesus abre o nosso coração
à dignidade do outro e ao respeito pela Criação.
Liberta-nos da ética do mais forte
e ajuda-nos a viver a ética da fraternidade
e dum futuro com esperança para todos.
Faz de nós profetas perante as injustiças de hoje
com a tempera e a coragem de João Batista.

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?