sexta-feira, outubro 25, 2013

 

6ª feira da 29ª semana do Tempo Comum

Querer o bem está ao meu alcance, mas realizá-lo não está. (cf. Rm 7,18-25a)

S. Paulo constata que o Evangelho de Jesus e o Seu Espírito
nos cura o desejo e nos revela o caminho do bem,
mas entre o desejo e a vontade ainda vai uma dura luta.
É a distância que vai entre a Última Ceia da entrega:
“tomai e comei, isto é o meu corpo”,
e a angústia orante do Jardim das Oliveiras:
“Pai, se for possível, afasta de mim este cálice”.
Conhecer o caminho da vida apenas me faz livre para escolher
entre a voz do “homem interior” e a do “homem velho”.
“O espírito está pronto, mas a carne é fraca”,
por isso, precisamos, como Jesus, fortalecer a vontade
com a oração persistente e entrega confiante.

Conhecer o código da estrada, não implica já saber conduzir.
Preciso dum instrutor experiente que me ensine
a conduzir o carro, aplicando estas leis no concreto da estrada.
Mas passar no exame de condução e saber o código,
ainda não significa que o vou cumprir sempre .
Preciso de o interiorizar como um valor
e o atualizar cada vez que conduzo um veículo.
Se opto por conduzir segundo o “meu código”
corro o risco de um dia me surpreender
enfaixado numa árvore ou num outro carro.
A fé supõe conhecimento da doutrina de Jesus,
mas também aprendizagem do seguimento de Cristo na vida,
e alimento do “homem interior” por meio da oração e sacramentos.

Senhor Jesus, o Ámen fiel ao Pai, atualizado até à Cruz,
dá-nos o Teu Espírito de fortaleza e discernimento
para que os “ámen” que vamos dizendo ao longo da vida,
se atualizem em compromisso e confiança, em cada opção,
numa coerência de vida, entre a palavra e ação.
Perante as falhas e infidelidades de cada dia,
ajuda-nos a perdoar-nos como Tu nos perdoas
e a confiar mais em Ti e na Tua misericórdia
do que em nossas forças.
Bendito sejais, Senhor, porque quando sou fraco,

é que me dou conta que só Tu és o meu Salvador.

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?