quarta-feira, março 19, 2014

 

Solenidade de S. José, esposo da Virgem Santa Maria


Serei para ele um pai e Ele será para Mim um filho. (cf. 2 Sam 7,4-5a.12-14a.16)

A paternidade e a maternidade nascem de uma opção de amor.
Nós não passamos de simples criaturas,
mas Deus quer adotar-nos como Seus filhos.
Só quando, surpreendidos com esta filiação gratuita,
e adotamos a Deus como Pai
é que ganhamos gosto de viver como Seus filhos.
S. José é um descendente de David que se deixou adotar por Deus,
e porque se sentia filho de Deus sonhava com Ele,
obedecia à Sua voz que lhe falava em sonhos de dúvida
e adotou o Filho de Deus e de Maria, como Seu Filho de coração.

Os cristãos são pessoas que se deixam adotar por Deus,
convidados renascer em Jesus, que nos adota como irmãos,
guiados pelo Espírito que faz de nós pais, mães, irmãos e filhos
uns dos outros, da natureza e de Deus, em comunhão familiar.
O sacerdote é “padre” e a consagrada é “irmã” e “madre”,
se fizer da sua riqueza a filiação divina e do seu ventre
o carinho próximo daquele que se sente órfão no mundo.
Os pais podem adotar um filho, biológico ou não,
se o amarem como Deus nos ama, gratuita e livremente,
e não como um direito de posse e de realização pessoal.
O adulto na fé pode ser padrinho ou madrinha do batizado
e se adotar esta pessoa e a ajudar a ser filho de Deus como Jesus.

Meu Senhor e meu Deus, obrigado porque queres ser nosso Pai.
Meu Senhor e meu Tudo, obrigado porque quiseste nascer nosso Irmão.
Meu Senhor e minha Luz, obrigado porque avivas em nós a fecundidade
dum amor filial em discipulado e dum amor paterno em missão.
S. José ensina-nos a fé da coerência, sem ruído nem ostentação,
e a caridade do cuidado fiel de todos, acolhidos como filhos e irmãos.
Ajuda-nos a adotar Jesus como Mestre e Irmão.

Intercede pelos nossos pais para que sejam justos e fieis como Tu.

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?