quarta-feira, julho 16, 2014

 

4ª feira da 15ª semana do Tempo Comum


A Assíria diz: ‘Eu agi pela força do meu braço'. (cf. Is 10,5-7.13-16)

Deus vai conduzindo o rumo da história
nas linhas bem tortas que cada um vai escrevendo.
Deus sofre ao ver a infidelidade do povo da Sua aliança
e fortalece a Assíria para que esta castigue Israel
e o faça despertar para a humildade da conversão a Deus.
No entanto, o poder sobe à cabeça da Assíria,
que se endeusa de orgulho e de vanglória,
atribuindo a si mesma o poder e a iniciativa.
Perante tal comportamento, Deus retira-lhe a mão!

A força e o poder idolatram o ser humano.
Começa a falar apenas na primeira pessoa do singular:
“eu fiz”, “eu sou”, “eu posso”, “eu mando”, “eu quero”...
Esta conjugação centrípeta cega o bem comum,
ignora o irmão e usurpa o lugar de Deus.
O resultado é a tirania, a injustiça, a opressão,
a exploração, o poder do medo, a violência e o ateísmo.

Senhor, amor que sustenta a vida e a história,
obrigado por tudo o que fazes para nos salvares,
por meio de pessoas, palavras e acontecimentos.
Cristo, nosso redentor e amigo de todas as horas,
obrigado porque concorres em tudo para o nosso bem.
Espírito de sabedoria, que floresce nos simples e humildes,
dá-nos um coração confiante e puro,

com bordão de peregrino e sandálias de fraternidade.

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?