segunda-feira, dezembro 15, 2014

 

2ª feira da 3ª semana do Advento


Jesus respondeu-lhes: vou fazer-vos uma pergunta. (cf. Mt 21,23-27)

Deus é um perguntador que desperta para a verdade.
Pergunta a Adão e a Eva escondidos: onde estais?
Pergunta a Caim fratricida: onde está o teu irmão?
Pergunta ao povo infiel e idólatra: que mal te fiz eu?
Pergunta a Maria se quer ser a mãe do seu Filho.
Pergunta aos discípulos: e vós quem dizes que eu sou?
Questiona o soldado que o agride: porque me bates?
Pergunta a Pedro: tua amas-me mais do que estes?
Pergunta a Paulo: porque me persegues?
A Palavra de Deus é um questionamento vital
que nos desperta para a verdade e a conversão.

Na “idade dos porquês” questionamos para compreender.
É a altura em que nos sentimos peregrinos da verdade.
A seguir vem a idade do “porque sim, do porque me apetece”
que procura apenas sentir prazer e pensar com o sentimento.
Depois vem a idade do “saber fazer e do saber vencer”,
em que não interessa tanto os valores e a verdade,
mas a eficiência e os objetivos a alcançar.
Por fim, vem a idade da maturidade, do olhar para trás,
do questionar-se sobre o sentido da vida,
do buscar uma luz ao fundo do túnel do mistério,
do aprender a escutar o silêncio e a relativizar as coisas.
Nem todos crescem, alguns estacionam numa das etapas!

Senhor, pedagogo paciente da verdade e da liberdade,
sonda os meus pensamentos, sentimentos e desejos,
e faz-me despertar para a ternura redentora da tua Palavra.
Cristo, nosso amigo e irmão de caminhada,
toma-nos pela mão e desperta-nos para a conversão.
Aumenta a nossa confiança discipular em ti,
para que deixemos que as tuas perguntas se escutem
nas caves mais profundas dos nossos segredos ocultos.
Ensina-nos a saber fazer perguntas que libertem

e não perguntas que ferem, julgam, envergonhem.

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?