sábado, agosto 29, 2015

 

Martírio de S. João Batista


«Pede-me o que desejares e eu to darei». (cf. Mc 6,17-29)

Jesus diz-nos: “pedi e vos será dado” (Mt 7,7),
tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo concederá”. (Jo 15,16)
Mas Jesus acrescenta logo que devemos pedir “coisas boas” (Mt 7,11)
e o que pedirmos é para glorificar o Pai que está no Céu (Jo 14,13).
A oração de intercessão deve brotar de um coração que ama (Jo 15,17)
e não dum coração que odeia e quer a vingança, como Herodíades.
Por isso, antes de orarmos ao Pai, devemos perdoar ao irmão (Mc 11,24b)!
Deus só nos dá o que for bom e quando for oportuno para nós,
não satisfaz caprichos indiscriminadamente de quem só pensa em si!
João Batista compreendeu isto e, por isso, enfrenta Heródes
e denuncia o seu adultério, como roubo da mulher do seu irmão!

A ideia de que “tudo o que desejarmos se pode receber”
subiu ao pódio do ideal na nossa sociedade!
Diz o dinheiro: “satisfarei todos os teus desejos,
se com trabalho ou roubo me conquistares!”
Diz o político, em época de eleições: “tudo te darei,
se votares em mim e fores do meu partido!”
Diz o apaixonado para a sua paixão:
satisfarei todos os teus caprichos
se te entregares nos meus braços e satisfazeres os meus meus!”
Dizem os pais para os filhos: “tudo vos darei,
se fordes persistentes, fizerdes birra e chantagem emocional!”
Diz o marketing: “satisfarei todos os teus desejos
se comprares os meus produtos e confiares em mim!”
Não será por isso que as festas para celebrar a vida
acabam muitas vezes em droga, aborto e acidentes?

Pai, poder de amor que busca apenas a nossa salvação,
purifica o nosso desejo e dá-nos um coração novo e santo.
Jesus, pontífice da nossa salvação e servo da vida,
ensina-nos a orar, conduzidos pela mão do teu Espírito.
Liberta-nos da tentação do poder que mata a vida
e do vírus do ódio que adoece a fraternidade.
Ensina-nos a ajudar o próximo, promovendo a responsabilidade,
sem dependências, nem paternalismos, nem infantilismos.

S. João Batista ensina-nos a profecia da verdade, sem medo!

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?