quarta-feira, janeiro 27, 2016

 

4ª feira da 3ª semana do Tempo Comum


Escutai: Saiu o semeador a semear. (cf. Mc 4,1-20)

Jesus é a Palavra que se fez semente de vida nova.
Saiu de Deus e fez-se ensinamento acessível para todos.
Uns escutam-No e a sua vida fica fecundada,
germinam sentimentos elevados e valores divinos,
com que condimentam a alegria de ser pessoa humana,
fraterna, que sabe ajoelhar e dançar, abraçar e trabalhar.
Outros escutam-No no meio de ruído e de pressas,
sem tempo para cuidar dos valores nem buscar a verdade,
levados pela corrente da maioria e do consumo,
tornam-se campo bravio, cheio de ervas daninhas!
Para, escuta e olha, o Semeador saiu a semear!

Escutar é um movimento interior de busca da verdade.
Uma verdade que me ultrapassa, me identifica,
me ensina, me dá segurança e esperança, me desinstala!
Para isso, busco o diálogo e confronto com o diferente,
ponho-me à escuta como aprendiz das surpresas da minha história,
escuto a melodia do universo por detrás do ruído das coisas,
torno-me peregrino em que a aurora é sempre um novo começo!
A vida assim é uma aventura bela e inquietante,
que nada tem de rotina, porque busca novos sabores e saberes
e recusa-se a pôr uns fones que só tocam a música que já conheço!

Louvado sejas, Palavra do Céu que Te fazes peregrino,
nos caminhos tortuosos e espinhosos da humanidade!
Louvado sejas, boa nova da misericórdia em nós semeada,
porque em nós quiseste fazer morada, seara e celeiro!
Louvado sejas, Mestre da vida que de nós queres fazer campo
e semeador que se deixa levar pelo vento do Espírito
a fecundar os campos vizinhos com sementes novas da Vida!
Liberta-nos da superficialidade apressada e vazia

e dá-nos o dom da escuta que nos fecunda de vida nova e peregrina!

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?