segunda-feira, julho 18, 2016

 

2ª feira da 16ª semana do Temo Comum – B. Bartolomeu dos Mártires


Aqui está quem é maior do que Salomão. (cf. Mt 12,38-42)

A sabedoria de Deus aproximou-se da humanidade,
com sotaque de galileu e túnica de carpinteiro.
Era tão próximo, que ainda buscavam um sábio mais distante,
um Salomão idealizado do passado, um Messias revestido de poder!
Jesus, como Jonas em terra estrangeira, pregava a conversão,
mas as pessoas ambicionavam milagres e queriam espetáculo,
que os distraísse de si, do vazio que os preenchia!
A sua prisão, paixão e morte foi manifestação de não violência,
de entrega livre e pacificada, de aliança persistente de amor,
de misericórdia jorrada até à ultima gota de sangue!
É por isso, que S. Paulo lhe chama a “sabedoria da cruz”!

O espetáculo é por definição um entretimento, uma distração.
É um buscar fora a novidade que não entramos dentro,
por isso, há tanta dificuldade em fazer silêncio,
aguentar a solidão, meditar profundamente sobre a vida,
aventurar-se a enfrentar os fantasmas que nos atemorizam,
curar as feridas do ressentimento que nos entristece a alma!
De tudo se tenta fazer espetáculo, um “reality show”,
com gente famosa por perto, com pregadores milagreiros,
com cinderelas sonhadas na noite, em férias paradisíacas!
Alguém está preocupado em ser mais autentico, mais justo,
mais livre, mais solidário, mais bênção, mais perfume?

Senhor, profecia que cada manhã me desperta
com a suavidade de uma palavra amiga que me espera,
abre-me à sabedoria da tua amizade
e ensina-me a acolher a tua misericórdia
com uma conversão verdadeira e ouvidos de discípulo!
Envia o teu Espírito e penetra nas entranhas mais escuras,
para que não procure distrair-me de mim,
ocupando-me a fazer coisas ou a assistir a espetáculos,
mas deixe ecoar a miséria que escondo
e que o teu olhar terno e misericordioso ama e quer salvar!

B. Bartolomeu dos Mártires, rogai por nós!

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?