domingo, novembro 20, 2016

 

34º Domingo do Tempo Comum – Nosso Senhor Jesus Cristo Rei, Rei do Universo


Jesus, lembra-Te de Mim, quando vieres com a tua realeza. (cf. Lc 23,35-43)

Jesus, manso e humilde de coração, senta-se no trono da cruz.
As honras que lhe prestam são zombaria, troça, insultos,
ridicularização e o vinagre a beber do desprezo público!
Perante este ataque à sua reputação
e autenticidade do seu messianismo,
Jesus permanece em paz, a sangrar de amor e de graça!
Paga-nos com a doçura do seu amor misericordioso
e transforma o vinho azedo que lhe damos, em vinho novo de perdão!
Reinar sem se notar, ser servo e sem amedrontar,
ser paciente e esperar que lhe batamos à porta para entrar,
selar a sua aliança eterna de amor, quando não é amado,
é tocar o mistério, sentir o colo dum trono surpreendente!

O ser humano tornou-se rei em muitas coisas:
no domínio das ciências e das tecnologias,
na compreensão de mistérios do macro e do nano...
mas são reinados limitados
e a ciência já se habituou a ser mais humilde e menos apodítica!
A depressão e a violência institucionalizada
demonstra que ainda não reinamos em cercas ocasiões,
que perdemos a segurança e entramos em estado de contaminação
perante ataques verbais que ofendem a nossa reputação!
Ainda temos que crescer muito em maturidade e amor
até chegarmos à estatura de Cristo que transforma a cruz
num sinal de vitória, num trono de misericórdia e fidelidade!

Senhor, lembra-te de mim quando me dão vinagre a beber
e a azia da revolta e do ressentimento me adoece a alegria!
Senhor, lembra-te de mim quando sou tentado a descer da cruz,
a fugir dos problemas, a negar a fé, a desistir de lutar pelo bem!
Senhor, lembra-te de mim quando o pecado me torna dependente,
me desanima a esperança e me fecha no medo de tentar ser santo!
Senhor, lembra-te de mim quando me esqueço de Ti
e procuro coroas de teatro, que fazem da vida um virtual show!
Senhor, venha a nós o teu Reino e ajuda-nos a crescer
na fé, na esperança, na caridade, na justiça,

e na fidelidade à tua missão quando o ridículo nos ataca!

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?