quarta-feira, setembro 27, 2017

 

4ª feira da 25ª semana do Tempo Comum – S. Vicente de Paulo


Na nossa escravidão, o nosso Deus não nos abandonou. (cf. Esdr 9, 5-9)

Deus é amor fiel e paciente, compassivo e misericordioso.
O pecado afasta-nos de Deus e do irmão,
isola-nos na mentira e na escravidão que tira vida,
exila-nos da Terra prometida e da Casa de Deus!
Apesar das nossas más opções, teimosamente repetidas,
Deus não nos abandona e inspira compaixão aos governantes,
anima os pecadores à conversão e à reparação,
eleva os caídos e anuncia-lhe a boa nova da esperança.
Jesus é o Deus-connosco no meio de um povo de pecadores,
que aos redimidos envia como apóstolos da esperança!

A liberdade escuta vozes aventureiras e traidoras:
“experimenta”, “vai pelo mais fácil”, 
“isola-te num mundo virtual, pois é mais cómodo do que o real”
“inventa uma mentira em vez de assumires a dignidade da verdade”
“aproveita a situação para cresceres à custa da fraqueza do outro”...!
E quando situações de escravidão e de dependência se manifestam,
já o pecado se tem enraizado e feito regra da nossa vida.
No entanto, o Evangelho da misericórdia e da esperança não se esgotou,
mas convive com o escravo do pecado, animando-o a levantar-se,
a pôr-se a caminho, a reconstruir o Templo do Amor de Deus
e a levantar o rosto para Deus, com a confiança de ser amado!

Senhor, louvado sejas pela minha história de graça,
que argamassa o pecado com amendoeiras de liberdade.
Bendito sejas, meu Senhor, por me teres chamado sem merecer,
pobre de força e de santidade, somente ancorado em Ti.
Obrigado porque me enviaste como consagrado e missionário,
e quando escuto para ensinar e curar o pecado dos outros,
Tu me ensinas e me curas, me fortaleces e me surpreendes!
S. Vicente de Paulo, apaixonado por Cristo e pelos seus pobres,
ensina-nos a ser Evangelho vivo da caridade e da Missão!

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?