quarta-feira, outubro 04, 2017

 

4ª feira da 26ª semana do Tempo Comum – S. Francisco de Assis


Porque tens o rosto abatido? Não estás doente; mas certamente tens o coração angustiado. (cf. Ne 2,1-8)

Deus, que vê o coração, conhece o que nos angustia 
ou nos faz saltar de alegria, num sonho acordado.
Neemias sonha ver a sua cidade reconstruida e Deus está com ele, 
tocando o coração do rei estrangeiro a quem serve.
Cristo vê as motivações de quem O quer seguir,
e esclarece prioridades, põe condições, exige radicalidade.
Francisco de Assis sonhou ser líder de prazeres terrenos
e Jesus chamou-o a reconstruir a sua Igreja,
livre para a amar e para O seguir na alegria da pobreza evangélica.
E hoje a que nos chama o Senhor?

Nunca a vida esteve tão facilitada: eletrodomésticos programáveis,
carros, transportes públicos, comunicações rápidas,
oferta facilitada de comida e roupa preparada, telemóveis, internet...
Tudo convida a sentar-se, ter o comando na mão e descansar,
no entanto, tudo isto custa dinheiro e é preciso ter acesso a ele.
Então o desejado descanso e vida leve dá muito trabalho,
o sonho alimenta a ansiedade de consumir e ter a última novidade.
Talvez por isso, anda tudo cansado, de olheiras disfarçadas,
apressado em alcançar descanso, mas incapaz de descansar!
Somos uma sociedade que sofre de ansiedade, de tristeza dependente,
onde o stress se alimenta de desejo e caprichos!
Quanto S. Francisco tem a ensinar-nos sobre a verdadeira felicidade,
a real liberdade, a riqueza de uma vida simples, pacífica e fraterna!

Senhor, em Ti encontro descanso, gratuito e eterno,
vendo-me todo dom, como gota de amor num oceano infindo.
Louvado sejas, meu Senhor, pela natureza que nos acolhe e alimenta.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão que nos interpela e ajuda.
Louvado sejas, meu Senhor, pela tristeza do pecado que nos converte.
Louvado sejas, meu Senhor, pela Palavra que nos ilumina e conduz.
Louvado sejas, meu Senhor, pela Eucaristia que nos fortalece e envia.
Louvado sejas, meu Senhor, pela missão que a todos nos compromete.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo teu servo Francisco,
que ainda hoje nos fala fraternidade e paz na simplicidade!

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?