sábado, março 17, 2018

 

Sábado da 4ª semana da Quaresma – S. Patrício


Quando o Senhor me avisou, eu compreendi. (cf. Jer 11,18-20)

Deus sonda os corações e para Ele não há segredo.
Não julga segundo as aparências, mas segundo a verdade.
A conversão que nos inspira não é segundo as aparências,
mas segundo a justiça e a fidelidade à aliança.
Há muita maquinação mortífera congeminada em segredo,
muito pecado contra a dignidade do ser humano frágil,
que não passa desapercebido do Senhor do universo!
Jesus apresenta-se como galileu de Nazaré,
mas as suas palavras manifestam a experiência do Céu!

Habituámo-nos a representar para os outros,
de tal forma, que julgamos enganar a Deus
e nos habituamos a ser uma coisa e a mostrar outra!
Caímos facilmente em ratoeiras do marketing
ou de enriquecimento fácil e rápido,
porque a cobiça nos cega e torna ingénuos.
O interesse próprio usa e abusa da fragilidade do outro,
perdendo o sentido de justiça social e do amor ao próximo.
Quaresma é tempo para escutar os avisos de Deus, 
compreender a mentira e a justiça, promover a conversão!

Senhor, Tu conheces os meus podres e me amas apesar disso,
ajuda-me a aprofundar o conhecimento próprio,
à luz da verdade do teu Espírito e da luz da tua Palavra.
Liberta-nos do preconceito que só olha as aparências
e rejeita conhecer o diferente, dialogar com o marginalizado,
aproximar-se do pecador, promover a justiça e a solidariedade.
Dá-nos um espírito aberto e prudente,
capaz de discernir o bem do mal, a verdade da aparência!

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?