sábado, agosto 11, 2018

 

Sábado da 18ª semana do Tempo Comum – S. Clara


Porque ficais em silêncio, quando o ímpio devora o justo? (cf. Hab 1,12-2,4)

Deus é um mistério que o tempo não entende!
Custa-nos compreender o silêncio de Deus
perante a injustiça, a doença, a agressividade sobre o inocente!
Dói o silêncio de Deus no grito da cruz:
“Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?”
O que sustentou Jesus foi a fé que o Pai não O abandonava
e, de facto, o Pai esperava-O, ressuscitando-O ao terceiro dia!
A oração paciente e perseverante, como a de S. Clara,
é a manifestação mais confiante no poder de Deus!

Num mundo do “ver para crer”, da eficiência, do “para já”…
é difícil compreender que alguém “normal”,
acolha o chamamento de entrar-se num convento,
“apenas” para rezar pelo mundo e louvar a Deus!
Quando a injustiça é gritante e se instrumentaliza a fragilidade,
explorando, torturando e matando, 
é difícil compreender o silêncio de Deus! 
Alguns pensam que é o argumento para provar que Ele não existe!
Não estará Deus a dizer-nos: “Quem enviarei, quem irá por nós,
fazer algo pela justiça, proteger o inocente, manifestar a compaixão?”

Senhor, eu creio em Ti, mas aumenta a minha fé!
Confio a Ti esta humanidade desértica de fraternidade
e ofereço o meu coração, as minhas mãos, 
os meus pés e a minha boca, para ser sinal da tua presença salvadora!
Envia-nos o teu Espírito e ajuda-nos a confiar em Ti,
quando a resistência dos malvados desperta em nós um zelo malvado,
e desesperamos, desistimos ou entramos na imprecação!
S. Clara, pobreza libertadora que vence pela oração confiante,
ensina-nos a rezar pelo mundo e a viver eucaristicamente!

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?