sexta-feira, setembro 07, 2018

 

6ª feira da 22ª semana do Tempo Comum


De nada me acusa a consciência, mas não é por isso que estou justificado: quem me julga é o Senhor. (cf. 1 Cor 4,1-5)

Deus é Quem conhece as entranhas do nosso coração!
Não há escondido que Ele não conheça
e, por isso, vem ao nosso encontro,
pede para entrar, oferece-se para purificar
e pacifica-nos com a luz da verdade e da misericórdia!
Cristo é o vinho novo que nos recria odes novos,
quando a humildade obediente se deixa moldar
e a consciência se deixa iluminar
com a terna luz do Espírito Santo!

Há pouco investimento na formação da consciência!
O medo de invadir a liberdade do outro,
deixa crescer e manifestar tudo nas crianças e jovens,
sem ensinar a distinguir o bem do mal,
o bem de si do bem dos outros,
o gozo do presente da alegria que permanece!
O resultado é a indiferença e o desrespeito pelo outro,
numa omissão insensível, sem pruridos de consciência!
E o critério do mal ou do bem é ser ou não apanhado,
incre minado e repreendido publicamente!
O que se faz no escondido nem é bom nem é mau,
pertence à minha área privada de liberdade!

Senhor, eis-me aqui, de portas entreabertas,
com receio de Te convidar a entrar 
neste quarto desarrumado e cheio de poeiras escondidas!
O problema é que já me habituei a isto
e durmo de consciência tranquila
como se a meta fosse o presente 
e o horizonte não fosse caminho!
Entra Senhor e faz habitável o escondido
para que outros possam entrar e a comunhão acontecer
na festa do átrio, onde a mesa redonda tem sempre lugar!

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?