segunda-feira, dezembro 24, 2018

 

2ª feira da 4ª semana do Advento – Vigília de Natal


Como vês, eu moro numa casa de cedro e a arca de Deus está debaixo de uma tenda. (cf. 2 Sam 7,1-5.8b-12.14a.16)

Vemos o Messias numa gruta a partir do conforto de uma casa.
Como David, achamos que Lhe devemos construir uma casa,
pois, coitadinho, é pobrezinho e ninguém lhe liga!
E o Senhor recorda-nos: “Dizes: ‘Sou rico, enriqueci e nada me falta’ 
e não te dás conta de que és um infeliz, um miserável, 
um pobre, um cego, um nu”. (Ap 3,17)
Cristo, na sua bondade, “sendo rico, se fez pobre por vós, 
para vos enriquecer com a sua pobreza.” (2 Cor 8,9)

A preparação do presépio e da árvore de Natal,
tem muito de vaidade e de ostentação, 
como quem faz um jeito ao Menino,
como quem lhe diz: “Estás aí porque eu quero e fica lindo!
Mas já Te digo que tenho pouco tempo para Ti:
tenho que fazer as compras, 
preparar os alimentos para a consoada e os presentes,
vestir-me de festa, receber a família…
Isso de purificar o meu coração, 
fazer o curativo das minhas feridas,
acolher-Te no irmão e celebrar-Te na Eucaristia,
agora não dá, está muito frio e falta-me disposição!”

Senhor, bendito sejas porque nos visitas e redimes,
com a fragilidade do amor e a generosidade da misericórdia.
És Tu que nos dás a vida, nos sustentas o alento,
nos dás a sabedoria e a força para construir a casa,
apesar de sermos peregrinos e o corpo ser tenda!
Confias o teu Filho querido, o teu tesouro nas nossas mãos,
felizmente Maria e José souberam cuidar Dele!
Abre o nosso coração para que sejamos hoje Maria e José!

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?