sábado, julho 20, 2019

 

Sábado da 15ª semana do Tempo Comum


Será uma noite de vigília consagrada ao Senhor. (cf. Ex 12,37-42)

A Páscoa do Senhor é libertadora,
por isso, celebra-la é consagrar-se a Ele,
durante a noite da fé e da memória comunitária celebrativa.
É importante não adormecermos no esquecimento 
das suas obras, do seu “Eu Sou” libertador!
A Vigília Pascal é a vigília de todas as vigílias,
a noite em que temos que estar acordados
para que o dia não se faça noite e não despertemos vazios!

A eletricidade permitiu que a noite se fizesse atividade.
Uns consagram a noite à conspiração, ao furto,
ao adultério, ao alimentar da dependência,
à diversão, ao consumo de novelas e redes sociais…
Outros consagram a noite ao trabalho que suporta o dia:
limpar ruas e recolher lixos, preparar o pão,
levar mantimentos para preencher lojas de venda,
cuidar de doentes, zelar pela segurança dos que dormem.
Outros ainda, consagram a noite ao Senhor,
adorando, meditando, intercedendo, voluntariando-se pelo bem!

Senhor, Luz em ocaso, ilumina as minhas trevas,
para que me consagre a Ti, noite e dia.
Ensina-me a adormecer em paz e a recobrar forças,
para que o dia não seja um pesadelo ou sonambulismo,
nem a noite seja uma insónia e ansiedade!
Ajuda-me a levar a sério as vigílias consagradas a Ti,
do Natal, da Páscoa e do Pentecostes,
para que seja, durante o dia, memória do Emanuel,
do Cristo Senhor, do Espírito que dá vida!

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?