sexta-feira, agosto 16, 2019

 

2ª feira da 19ª semana do Tempo Comum – S. Estêvão da Hungria


Assim fala o Senhor, Deus de Israel. (Jos 24,1-13)

Deus é amor trinitário e criou-nos para amar.
A imagem e semelhança de Deus é a comunhão,
seja matrimonial, seja de consagrados, seja eclesial.
O individualismo e a incapacidade de reconciliar,
são sinais visíveis do nosso afastamento de Deus!
A história da salvação é chamamento a sair de nós,
a partir para onde Deus nos enviar, a ser sua imagem e semelhança.
O credo de fé é uma leitura da história conduzida pelo amor de Deus!

A sexualidade é um dom forte que precisa de guia!
Sem guia e auto-domínio é um impulso cego,
um instrumento de poder, uma busca de auto-prazer,
um desrespeito pelo outro, um caminho para a infidelidade!
A sexualidade com valores e liberdade é um vínculo de amor,
um instrumento de afetividade fecunda,
um antídoto ao egoísmo, uma segurança companheira,
uma força que amadurece a fé e alimenta a fidelidade!
Somos todos aprendizes da comunhão até que esta seja eterna!

Senhor, contemplo o teu Amor e ainda me vejo tão longe!
O abrir-me às lágrimas do outro e o fechar-me sobre mim,
têm o mesmo peso de liberdade 
que só o teu Vento divino pode levar-me a sair de mim.
Contemplo Cristo, meu Senhor e Mestre,
e quanto tenho ainda de aprender na arte de perdoar,
na habilidade de ser fonte no deserto,
na fidelidade ao outro, apesar do incómodo do seu egoísmo…
S. Estêvão, rei-servo animado pela fé em Jesus Cristo,
roga por nós, perdidos em distrações e banalidades,
indiferentes a um mundo febril, individualista e narcisista!

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?