domingo, janeiro 12, 2020

 

Domingo, Batismo do Senhor


Jesus chegou da Galileia e veio ter com João Batista ao Jordão, para ser batizado por ele. (cf. Mt 3,13-17)

O Verbo de Deus encarnou para ser um connosco.
Cresceu na Galileia para ser Luz nas trevas.
Meteu-se na fila dos pecadores para ser batizado,
Ele que não tem pecados, para carregar os nossos pecados.
Come com os pecadores para os evangelizar e chamar à conversão.
Sofre e morre pelos pecadores, porque esta é a sua missão.
Após a ressurreição permanece connosco, 
pois precisamos da sua graça, da sua Palavra, do seu alimento.
Pelo Batismo aderimos a Cristo e comprometem-nos com a sua missão.

Habituámo-nos a andar no meio dos pecadores sem missão.
Confundimos o amor e respeito à pessoa pecadora,
com tolerância ao pecado que a pessoa pratica.
A nossa própria consciência deixou de ser capaz de aferir
o que é bem e o que mal em nós, e acharmos que está tudo bem!
Por isso, o Batismo tornou-se apenas mais um rito,
uma oportunidade para uma festa da família e amigos,
e deixou de ser urgência de conversão 
e compromisso de missão em comunhão com Jesus Cristo.

Senhor, dou-Te graças pelo meu Batismo.
Tu me amaste, me escolheste e salvaste,
mesmo quando ainda não tinha consciência disso!
O enxerto é bonito e dá bons frutos,
mas o porta-enxertos teima fazer brotar novos rebentos,
bravios e viçosos, que tiram força ao Teu enxerto!
Ajuda-me a ser livre e sábio para me deixar podar,
curar das minhas moléstias, doar os frutos bons!
Ensina-me a estar no meio dos pecadores como fermento de conversão!


Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?