sexta-feira, março 06, 2020

 

6ª feira da 1ª semana da Quaresma


Reconcilia-te. (cf- Mt 5,20-26)

Deus é como um oleiro que refaz o barro quebrado.
A sua misericórdia faz da vida um permanente “re”:
recriar, renovar, reconciliar, recomeçar, reenviar…
Por isso, a nossa vida não é só história e curriculum,
mas acima de tudo presente, discernimento, projeto,
conversão, reconciliação, esperança, recomeçar…
Deus é a meta da nossa reconciliação,
mas o próximo é o teste de uma vida reconciliada!

Hoje as estratégias de resolução de conflitos
passam menos pelo diálogo e o discernimento
e mais pela multiplicação de pedidos “à carta”,
de separações e cortes de relação, 
pela comercialização de caprichos.
Assim, em vez de aprender a reconciliar-se com o próprio corpo,
investe-se em cirurgias plásticas e beleza a pedido.
Em vez de se aprender a dialogar e a reconciliar-se,
investe-se em facilitar o divórcio e a toma de antidepressivos.

Senhor, obrigado por mais a oportunidade deste dia,
para me reconciliar conTigo, com o meu irmão, 
comigo mesmo e com a minha história.
Ajuda-me a fazer o caminho do meu irmão
e liberta-me do ressentimento que me paralisa
e fecha no orgulho tonto de ficar especado no passado.
Dá-nos a ousadia de investirmos no discernimento,
na conversão, na reconciliação e no perdão.
Faz desta Quaresma uma oportunidade para renascer em Ti!

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?