segunda-feira, setembro 20, 2021

 

2ª feira da 25ª semana do Tempo Comum – S. André Kim e companheiros

 



Tende cuidado com a maneira como ouvis. (cf. Lc 8,16-18)

 

A Palavra de Deus é semente que quer germinar.

Escutar supõe silêncio, intimidade, espera,

contemplação, diálogo de interpelação,

seguimento, interiorização e missão.

Ter cuidado com a maneira como ouvimos,

é aprender a rezar, a fazer silêncio, a contemplar,

a creditar que Deus me fala hoje

por meio de palavras já conhecidas.

 

Há pessoas que escutam uma palavra e, sem deixar terminar,

já estão a responder, não àquilo que foi perguntado,

mas àquilo que pensou que o outro ia dizer.

Há outras pessoas que estão a falar com alguém

e ao mesmo tempo estão a responder a mensagens

que vão surgindo no telemóvel, manifestando assim desinteresse.

Outros vão seguindo um programa de televisão ou uma leitura

e vão respondendo, “sim, sim”, sem nada escutar.

Escutar como quem dialoga no ruído duma esplanada,

é cumprir calendário, passatempo vazio.

 

Senhor, dá-me ouvidos de discípulo e silêncio que escuta,

pois eu quero aprender contigo a arte de viver e amar.

Perdoa as vezes em que estou a ler sem escutar,

a papaguear orações, a escutar com o pensamento a voar,

a meditar com pressa para terminar,

a escutar a Palavra esforçando-me por a neutralizar.

S. André Kim e companheiros mártires da Coreia,

intercedei para que sejamos ouvintes que deem frutos de vida!


Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?