sábado, novembro 27, 2021

 

Sábado da 34ª semana do Tempo Comum

 


Tende cuidado convosco, não suceda que os vossos 

corações se tornem pesados. (cf. Lc 21,34-36)

 

Para subir ao alto, precisamos de estar leves,

em comunhão de amor, livres para entender,

felizes por seguir e confiar Naquele que nos pode salvar.

A cegueira do impulso, a surdez do egoísmo

e o desnorte da ambição torna-nos o coração pesado,

que faz com que tudo o que seja sair de nós, canse!

Daí a advertência: “tende cuidado convosco,

parai para pensar e perceber o círculo de morte em que viveis.”

 

No coração de cada um de nós palpitam bons desejos,

mas na hora de agir custa-nos optar, sentimo-nos pesados!

Devia estar mais com a família, mas as preocupações da vida

fazem-me adiar a gratuitidade de estar sem cronómetro.

Gostava de telefonar ou visitar uma pessoa doente,

mas tenho tanto que fazer, que vou combinar outro dia.

Gostava de ser mais piedoso e de meditar mais,

mas quando me disponho, estou sempre distraído

a pensar noutras coisas que me preocupam.

Gostava de ser santo, mas o ressentimento,

o desejo de poder e o medo de sofrer, tornam-me incoerente…

 

Senhor Jesus, termina hoje mais um ano litúrgico.

Tanta coisa adiada na minha vida, tanto bem por fazer,

tanta coisa para arrumar, tanto perdão por manifestar,

tanta escuta atenta do outro para oferecer…

e o corpo a cansar-se, a necessitar de uma revisão!

Ajuda-me, Senhor, a ter cuidado comigo

para poder ter cuidado com aqueles a quem queres cuidar.

Dá-nos um coração leve para poder elevar-se,

embalado pela brisa suave do amor, da fé e da esperança.

 


Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?