domingo, junho 19, 2022

 

12º Domingo do Tempo Comum

 


Jesus orava sozinho… «E vós, quem dizeis que Eu 

sou?». (cf. Lc 9,18-24)

 

Jesus ora e pergunta ao Pai: “Quem dizeis que Eu sou?

E o Pai responde-lhe: “Tu és o meu Filho muito amado,

a quem Eu enviei para salvar o mundo como servo e cordeiro,

que oferece a sua vida na fidelidade à aliança”.

Depois, Jesus faz a mesma pergunta aos discípulos

e estes respondem-lhe que é um profeta grande ressuscitado,

um messias de Deus, o restaurador do reino de Israel.

Jesus transmite aos discípulos o que ouviu do seu Pai:

Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo,

tome a sua cruz todos os dias e siga-Me.”

 

Fazem-se muitos inquéritos de opinião,

para que os políticos saibam como agir.

Para muitos as sondagens são o seu programa político.

O processo sinodal também coloca esta questão ao povo:

“Quem dizeis que é a Igreja e como é que ela deve ser?”

Neste sínodo muitos ficam-se pela opinião, pelo sentir da maioria,

mas o processo também deveria incluir um discernimento eclesial

que parte de outra questão: “Que Igreja Deus quer hoje?”

 

Senhor Jesus, gostaria de ser teu discípulo fiel,

mas sinto muito ruído e pressões internas e externas,

que me querem levar a seguir outros mestres.

Que o teu Espírito me conduza neste discernimento

e que a minha vida seja profética e livre

para aprender a caminhar contra a corrente,

na fidelidade ao Evangelho

e na ousadia de dar testemunho de Ti em todas as situações.


Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?