segunda-feira, agosto 29, 2022

 

2ª feira, Martírio de S. João Batista

 



Entretanto, chegou um dia oportuno. (cf. 6,17-29)


Deus é senhor do tempo e da eternidade

e, por isso, é paciente, todo o tempo para Ele é oportuno.

Sabe esperar e chamar Abraão, Moisés e David.

Sabe conquistar o coração do seu povo e fazer aliança,

deambulando 40 anos pelo deserto.

Prepara e conhece Maria, a pessoa oportuna,

para ser a Mãe do seu Filho encarnado.

Chama João desde o seio materno

para ser o precursor que prepara a vinda do Messias.

Deus conhece e usa o tempo oportuno para nos salvar.


Há um tempo oportuno para semear e para colher,

para vender e para construir, para namorar e para casar,

para discernir e para optar, para falar e para calar.

Mas há quem aproveita a fragilidade do outro

como tempo oportuno para humilhar e se vingar,

para explorar e enriquecer, para abusar e matar.

O que é para mim um “tempo oportuno”?

É o momento propício para mostrar o meu coração bom

ou para revelar a minha serpente mortal escondida?


Senhor, Obrigado pela tua paciência

em esperar o momento oportuno

para me falar ao coração e levar à conversão.

Ajuda-me a aproveitar todos os momentos

para os transformar em tempos oportunos

para mostrar a minha capacidade de perdoar,

de cuidar do frágil, de escutar o que chora,

de ser boa nova e bênção para quem se sente marginalizado.

S. João Batista, profeta ao serviço de Deus,

intercede para que as nossas vidas sejam proféticas e fiéis.


Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?