quarta-feira, agosto 31, 2022

 

4ª feira da 22ª semana do Tempo Comum

 



A multidão foi à procura d’Ele e, tendo-O encontrado, queria retê-l’O. (cf. Lc 4,38-44)

 

Jesus entrega-se totalmente aqueles com quem se encontra,

mas não se deixa reter como propriedade exclusiva de ninguém.

A sua missão é universal, não de um pequeno grupo de privilegiados.

É na oração, no diálogo íntimo com o Pai,

que Jesus discerne entre o que a multidão quer

e o que o Pai lhe pede para que seja o salvador de todos.

A liberdade conquista-se com a obediência a Deus e não aos homens.

 

Os santuários locais ou nacionais têm uma devoção regional,

mas o sagrado que ali se venera não é propriedade de ninguém.

Se é sagrado é uma presença aberta ao bem de todos:

locais, nacionais e internacionais!

O sacerdote que é querido e bem tratado numa paróquia,

continua a ser padre da diocese, livre para ser enviado pelo bispo,

aonde Deus o quer enviar, mesmo que isto custe ao próprio,

pois a pastoral inclui afetos e obediência livre.

Católico significa universal, liberdade para ser enviado!

 

Senhor, preciso de, cada manhã, me afastar para sintonizar Contigo,

reagrupar as minhas prioridades, purificar a minha missão.

Ajuda-me a compreender o que significa estar disponível

e o que significa afastar-me e dizer não à multidão

que me procura e exige presença e atenção exclusiva.

Espírito Santo, luz que discerne fidelidades,

ensina-me a distinguir o que Deus quer de mim

e a não buscar aplausos e recompensas humanas.


Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?