terça-feira, março 21, 2023

 

3ª feira da 4ª semana da Quaresma

 



Em toda a parte aonde chegar esta torrente, todo o ser vivo que nela se move terá novo alento. (cf. Ez 47,1-9.12)

 

Deus é a fonte da vida, que cria, alimenta e cura.

Na história corre um rio de misericórdia

que rega a esperança, faz brotar a aliança,

dá novo alento aos fracos e pecadores,

ilumina um novo caminho aos que andam errantes.

Jesus batiza-nos nesta água de vida,

que purifica do mal e nos dá o Espírito Santo,

para que demos frutos de amor e de louvor,

próprios de filhos de Deus, à imagem do Filho.

 

A água é símbolo de vida e de renovação.

Mas quando a água sofre de intemperança e infidelidade,

torna-se causa de cheias e de secas,

porque caie de forma desregulada e imprevisível.

As alterações climáticas alteram ciclos de produção,

provocam fenómenos calamitosos, ameaçam a vida.

Também na vida espiritual o Batismo é importante,

mas sem fidelidade, regularidade e perseverança,

leva a recuar, a voltar a pecar, a ficar pior do que estava.

Como Jesus diz ao doente curado: “Agora estás são.

Não voltes a pecar, para que não te suceda coisa pior.”

 

Senhor, Tu és a fonte da vida que me purifica e sacia,

que me dá novo alento e renova, que me ressuscita.

Ajuda-me a ser fiel e perseverante no seguimento do Evangelho,

para que eu não estrague a obra de salvação feita em mim.

Guia-nos com o Espírito Santo e faz de nós fonte de vida,

pela intercessão e pela solidariedade, pela conversão e pelo perdão,

pela justiça e pela paz, pela missão e o bom conselho.

Dá-nos sempre dessa água viva que brota do teu Coração!



Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?