sexta-feira, julho 28, 2023

 

6ª feira da 16ª semana do Tempo Comum

 



Não adorarás outros deuses nem lhes prestarás culto. (cf. Ex 20,1-17)

 

Deus é aquele que liberta e salva, cria e sustenta.

Por isso, é todo Aquele em quem eu confio,

me prostro e adoro, sirvo e obedeço, cultuo e admiro.

Há um só Deus que nos criou e salva,

mas eu posso criar outros deuses,

que podem ser palavras mágicas e poderosas,

imagens milagrosas, astros, pessoas, animais,

plantas, montes, edifícios, rios, fontes, pedras…

Posso também confiar a minha vida em riquezas,

drogas ou poderes, fama ou sensações…

 

O sentido prático da pessoa contemporânea,

não precisa de fundamentações filosóficas e ideológicas,

deixa-se levar simplesmente pela vida e pela corrente,

buscando emoções, poder de compra, fama,

experiências, bem-estar, novidades, passatempos…

É suficiente para criar um êxtase:

uma selfie com alguém famoso,

o incremento de amigos virtuais numa rede social,

a aquisição de uma novidade de marca e da moda,

o exibir fotos de umas férias num lugar romântico,

o alcançar o poder político e desportivo…

Parecemos um “buraco negro” que devora estrelas!

 

Senhor, a tua existência não depende do meu reconhecimento,

mas a minha felicidade, libertação e salvação

depende da minha fé em Ti e do meu acolhimento da tua graça.

Perdoa as vezes em que me desnorteio e busco outras seguranças,

crio ídolos e os tomo por redentores, me sacrifico a eles

tornando-me escravo da busca insaciável de recompensa imediata,

da admiração e dos elogios dos outros, do poder e da segurança,

da raiva e da vingança, da eficácia e do controle,

não olhando aos meios para conseguir os fins.

Faz de mim um terreno acolhedor e fecundo

da tua Palavra e da tua Aliança.

Purifica a nossa fé e liberta-nos da idolatria.



Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?