quarta-feira, novembro 22, 2023

 

4ª feira da 33ª semana do Tempo Comum, S. Cecília

 



Tudo suportou com firme serenidade, pela esperança que tinha no Senhor. (cf. 2 Mac 7,1.20-31)

 

A fé no Deus da vida gera a ousadia da esperança e da caridade.

Abraão partiu da sua casa na sua velhice

pela esperança que tinha no Senhor.

Moisés partiu do seu comodismo para libertar o seu povo

pela esperança que tinha na palavra do Senhor.

David, jovem e pastor, enfrentou Golias, gigante armado,

pela confiança e esperança que tinha no Senhor.

Maria disse: “faça-se em mim, segundo a vossa vontade”

pela esperança que tinha no Deus dos impossíveis.

Jesus bebeu serenamente o cálice da morte na cruz

pela esperança que tinha na aliança do seu querido Pai.

 

Há uma religiosidade capilar e superficial,

que se manifesta apenas nos tempos de estio ou de gelo,

mas que não mobiliza a vida no seu todo,

nem tem força para grandes ousadias nem perseverança.

Deus aparece sem rosto nem coração,

mas apenas como “um ser supremo”, “uma energia”,

“alguém que nos governa”,  um mistério que tememos”.

Esta fé não gera compromissos nem fidelidade,

mas abandona-se se a oração tarda em ter resposta,

ignora-se se a ética se opõe aos nossos caprichos,

esquece-se se a vida nos corre bem e nos incha a vaidade.

 

Senhor, eu creio em Ti, mas aumenta a minha fé.

Perdoa a minha ansiedade quando me vejo a perder força

ou me sinto perseguido por causa da minha fé.

Ajuda-me a fazer render todos os dons que me deste,

para que a minha vida possa ser fecunda e missionária.

S. Cecília, virgem e mártir pela sua fidelidade a Cristo,

intercede por cada um de nós

para que saibamos em quem colocamos a nossa esperança,

e viver com a mesma fidelidade profética

neste mundo indiferente e descrente.



Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?