domingo, dezembro 24, 2023

 

4º Domingo do Advento

 



O Senhor anuncia que te vai fazer uma casa. (cf. 2 Sam 7,1-5.8b-12.14a.16)

 

Apesar de nós darmos a Deus uma tenda para morar,

Ele dá-nos um jardim para viver e uma casa para habitar.

Nós construímos-lhe templos de pedra onde reza a comunidade,

mas Ele faz de cada um de nós templos purificados para morar.

Escolheu uma jovem humilde e fiel e criou-a virgem de coração,

e Maria acolheu este dom, guardou-o como tesouro

e o Senhor achou-a cheia da graça e está com ela.

O seu seio deu fruto e prepara-se nascer o Filho de Deus!

 

Desembrulhámos as figuras do presépio que tínhamos guardado

ou comprámos um novo na loja das novidades

e dizemos: “já fiz o meu presépio deste ano!”.

Olhamo-nos no espelho da nossa vaidade

e o Senhor diz-nos: “Eu quero fazer-te meu presépio,

gruta de Belém que me acolhe e me dá lugar para morar,

manjedoura que alimenta animais e me aquece,

Virgem Maria que aprende a dizer: “Faça-se em mim”,

justo José que cuida em silêncio o Filho de Deus feito menino.

 

Obrigado, nosso querido Papá, que nesta azáfama em que andamos,

vais semeando ternura e arte, solidariedade e calor humano,

sensibilidade e cuidado da fragilidade, sonhos de paz guardados.

Espírito Santo, brisa suave que nos aqueces e iluminas,

ajuda-nos a deixar que o Filho de Deus faça em nós o seu presépio,

e nos encontre como a Maria, cheios de graça e por Deus habitados.

Maria, Casa de Deus cujo “sim” convidou o Filho de Deus a nascer,

ensina-nos a ter uma fé virgem e pura e um cristianismo fecundo

para que, grávidos de esperança, possamos dar à luz Cristo

pelo nosso testemunho de fé e de amor.



Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?