domingo, fevereiro 25, 2024

 

2º Domingo da Quaresma


 


Já que assim procedeste e não Me recusaste o teu 

filho, o teu filho único, abençoar-te-ei. (cf. Gn 22,1-2.9a.10-13.15-18)

 

Deus vai purificando a nossa fé ao longo da nossa vida.

O medo de nos perdermos, leva-nos a agarrar a pretensos salva-vidas

e a trocar a confiança em Deus, que não vemos,

por ídolos sem vida que luzem como o ouro

e nos prometem segurança: filhos, riqueza, poder, prazer…

Abraão, obedeceu à voz do Deus em quem confia,

mesmo que isso significasse a perda do seu filho querido.

Deus foi posto à prova no seu amor por nós,

quando matámos o seu Filho querido e revelou-se aliança eterna.

 

A nossa pertença e fidelidade a Deus,

muitas vezes não resiste à dura caminhada de subir ao monte

da confiança total em Deus e na sua Palavra.

Custa-nos o despojamento total das seguranças a que nos agarramos.

Por isso, quando se trata de fazer projetos e lutar por ambições,

começamos por trocar Deus e a sua Palavra

pelos nossos sonhos e nossos desejos.

Então, falta tempo para a oração e escuta da Palavra,

desvalorizamos a verdade e a justiça,

trocamos o amor e o cuidado pela indiferença e ausência,

protegemo-nos do real,

mergulhando no virtual e no trabalho contínuo…

 

Senhor, obrigado por mais esta Quaresma

e pelo convite que nos fazes de subir ao monte da oração,

para nos ajudares a transfigurar o essencial escondido,

a segurança que permanece, o amor que não acaba.

Senhor, reconheço que me agarro a muitas seguranças efémeras,

que penso serem fundamentais para assegurar o meu futuro,

mas que me paralisam e adiam o louvar e agradecimento,

e me impedem de ser livre para amar e ser fiel à tua Palavra,

para ser verdadeiro e justo, para partilhar e fazer a paz.

Senhor, purifica a minha fé e o meu amor por Ti e por todos.



Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?