terça-feira, fevereiro 27, 2024

 

3ª feira da 2ª semana da Quaresma

 



Afastai dos meus olhos a malícia das vossas ações e aprendei a fazer o bem. (cf. Is 1,10.16-20)

 

Deus quer-nos discípulos do amor e da justiça.

O seu olhar fixa-se nos sentimentos que habitam o nosso coração,

e não apenas no teatro que fazemos para que os outros vejam.

Aprendemos a fazer o bem escutando a sua Palavra,

seguindo a Jesus, seu Filho, deixando-nos guiar pelo Espírito Santo.

A coerência de vida entre o que mostramos e o que somos,

a fé em todas as horas e a caridade que brota silenciosa do coração,

a fraternidade humilde que perdoa e oferece reconciliação,

o parar gratuito para escutar e agradecer a Deus escondido…

E quando nos damos conta da incoerência de vida,

olhar para Aquele que nos vê o interior e confiar-lhe a nossa vida.

 

A vida não é só “não fazer mal”, porque a omissão também é um mal.

A indiferença é perder a oportunidade de fazer o bem

e uma mensagem a dizer: “para mim não és importante,

não tenho nada a ver contigo, deixa-me em paz”!

“Aprender a fazer o bem”, é saber colocar-se na pele do outro,

sentir a sua dor e a sua expetativa de ser ajudado,

ouvir o gemido que ficou reprimido por vergonha ou humilhação,

devolver ao que nos ofende perdão e compreensão,

tocar a fragilidade como quem pega num bebé a chorar…

 

Senhor, Tu me conheces e sabes o fogo que me arde no coração.

É perante o teu olhar de Pai que me descubro filho indigno amado,

a quem dás a mão e ensinas a caminhar nas pegadas do teu Filho, Jesus.

Ensina-me a aprender a fazer o bem,

a comprometer-me com a sorte do outro,

a resistir à tentação de fazer as coisas para que os outros vejam,

a ser o sacramento do Anjo da Guarda que protege e aconselha,

compreende, perdoa e liberta com fé em Deus e generosidade fraterna.

Nesta Quaresma, faz da nossa vida uma oferta de amor!



Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?