segunda-feira, junho 24, 2024

 

2ª feira, Nascimento de S. João Batista, Dia Nacional do Cigano

 



João dizia: ‘Eu não sou quem julgais; mas depois 

de mim, vai chegar Alguém. (cf. At 13,22-26)

 

O projeto de Deus tem o selo da fidelidade à aliança,

mas conta com a colaboração de pessoas a quem chama

desde o seio materno, a serem vidas e palavras do seu coração.

Deus faz graça à velha infertilidade que anseia por ter um filho

e chama João a ser o precursor que prepara a vinda do seu Filho.

A sua missão é proclamar a penitência e o regresso ao deserto,

pois a conversão supõe uma ascese e um alimentar a esperança,

que nos abre ao novo que Deus nos quer dar:

“Alguém que não conheceis, mas que já está no meio de vós!

João necessita de dizer que ele “não é quem julgais”

para que o povo se abra “Àquele que é Quem Deus enviou,

e sobre o Qual repousa o Espírito Santo”!

 

Em tempo de crise e insegurança, o povo busca messias.

Se aparece alguém bem falante, guerreiro da palavra,

facilmente ganha rebanho atrás de si e é votado como salvador.

Um estudante que acaba o seu curso com nota brilhante,

por honestidade intelectual, vai dizer “eu não sou doutor,

sou apenas um amador desta especialidade, preparado para aprender”!

Uma pessoa, recém batizada, é um cristão que se pôs a caminho

no seguimento de Jesus e aceitou viver em permanente discernimento.

Um cristão que escutou o chamamento de Cristo a segui-Lo como pastor

e recebeu o sacramento da Ordem, meso que seja um bom orador,

ainda não é Cristo, embora atue em nome de Cristo.

A nossa vocação é ser como João, precursor que prepara

graça que aponta para a Fonte da graça,

o “Não sou” que abre para o “Eu sou”!

 

Bendito sejas, meu Senhor, porque tudo na minha vida é graça,

chamamento inesperado a seguir-Te, palavra que te pertence,

memória da tua Aliança, luz com a qual fui iluminado.

Ensina-me a ser peregrino para que Tu possas ser santuário,

a ser discípulo para que Tu possas ser Mestre,

a ser humilde e fiel servo para que Tu possas ser Senhor e Salvador.

Espírito Santo, fortaleza sábia que vence a vaidade,

ajuda-me a discernir o sucesso da missão,

não pela quantidade de pessoas que gostam de mim e me aplaudem,

mas pela fidelidade à tua Palavra e à tua missão.

S. João Batista, ensina-nos a voltar ao deserto da entrega

e a ser profetas do Messias Jesus nos dias de hoje!



Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?