quinta-feira, junho 07, 2007

 

Angola: Papa cria duas novas dioceses e nomeia seus primeiros bispos

Bento XVI erigiu nessa quarta-feira a diocese de Viana e a diocese de Caxito (Angola), com território desmembrado da arquidiocese de Luanda, nomeando seus primeiros bispos. Para a diocese de Viana, o Sumo Pontífice nomeou como bispo a Dom Joaquim Ferreira Lopes, O.F.M.Cap., até agora bispos de Dundo; e como primeiro bispo de Caxito, nomeou ao Padre António Francisco Jaca, S.V.D., Superior Provincial dos Padres Verbitas em Angola.

A nova diocese de Viana faz fronteira ao norte com a arquidiocese de Luanda e ao leste e sul com a diocese de Sumbe. Fazem parte da nova diocese de Viana as seguintes cidades: Palanca, Bom Jesus, Calumbo, Catete, Barra de Kuanza, Cabo Ledo, Mumbondo, Kilamba Kiaxi, Demba Chio, Muxima e Massangano. Possui uma área de 17.206 quilômetros quadrados e 1.659.000 habitantes, dos quais, aproximadamente 500.000 são católicos. Conta com 9 paróquias, 2 sacerdotes diocesanos, 3 sacerdotes Fidei donum, 32 sacerdotes religiosos e 20 seminaristas maiores. A igreja paroquial de São Francisco, em Viana tornou-se a catedral da nova diocese.


A nova diocese de Caxito faz fronteira ao norte com as dioceses de Manza Congo e Uije, e a leste com a diocese de Ndalatando, e a oeste com a arquidiocese de Luanda. Dessa nova diocese fazem parte as seguintes cidades: Ambriz, Bula Atumba, Dande, Dembos, Nambuangongo, Pango Aluquém, Cacuaco, e Kikolo. Possui uma área de 25.133 quilômetros quadrados e 500.000 habitantes, dos quais, aproximadamente 214.000 são católicos. Conta com 6 paróquias, 1 sacerdote diocesano, 1 sacerdote Fidei donum, 12 sacerdotes religiosos e 2 seminaristas maiores. A igreja paroquial de Santa Ana, de Caxito, tornou-se a catedral da nova diocese.

Após o desmembramento, a Arquidiocese de Luanda passa a ter 1.074 quilómetros quadrados de área, em que estão distribuídos 3.184.681 habitantes, dos quais 2.341.000 aproximadamente são católicos. Conta com 19 paróquias, 10 sacerdotes diocesanos, 8 sacerdotes Fidei donum, 60 sacerdotes religiosos e 51 seminaristas maiores.

(CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 6 de junho de 2007 (ZENIT.org).

Comments:
Ao Padre António Francisco Jaca, assim como toda a Família Verbita, os meus mais sinceros parabéns!
 

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?