sábado, janeiro 19, 2008

 

Semana de Unidade pelos Cristãos: 18-25 Janeiro


"ORAI SEM CESSAR" (1 Tess 5,17)


1º dia: Orai sempre
Orai sem cessar (1 Tes 5, 17)
Is 55, 6-9: Buscai o Senhor enquanto Ele se deixa encontrar
Sal 34: Chamei o Senhor e Ele me respondeu
1 Tes 5, 13b-18: Orai sem cessar
Lc 18, 1-8: Orar constantemente e sem desfalecer

Comentário
Paulo escreveu: «Estai sempre alegres. Orai sem cessar. Conservai-vos em constante ação de graças, porque isso é o que Deus quer de vós como cristãos». Sua carta está dirigida a uma comunidade de fiéis ansiosos ante a morte. Muitos irmãos e irmãs, bons e crentes, «dormiram» antes de que o Senhor voltasse de novo para unir todos em sua ressurreição. O que será destes fiéis falecidos? Qual será o destino dos vivos? Paulo os reconforta dizendo que os mortos ressuscitarão com os vivos e os convida «a orar sem cessar». Mas o que significa orar sem cessar? As leituras de hoje oferecem alguns elementos como respostas a esta questão. Toda a nossa vida deve ser uma busca de Deus, na convicção que, se o buscarmos, nós o encontraremos.
Em pleno exílio, quando tudo parecia inútil e sem esperança, o profeta Isaías proclama: «Buscai ao Senhor enquanto Ele se deixa encontrar, invocai-o enquanto está perto». Inclusive no exílio, o Senhor está perto de seu povo e o exorta a dirigir-se a Ele na oração, e a seguir suas ordens para que possa conhecer sua misericórdia e seu perdão. No centro do salmo 34, encontramos esta convicção profética que o Senhor responderá ao chamado dos que o invocam, unindo o louvor ao chamado à oração contínua.
No evangelho de Lucas, Jesus conta a parábola da viúva que pede justiça por um juiz que não tem temor de Deus nem respeito aos homens. Este relato é uma maneira de recordar a necessidade de uma oração constante, «orar sempre e sem desfalecer», e a certeza que a oração será atendida: «E Deus não faria justiça a seus eleitos que o invocam dia e noite?»
Como cristãos em busca da unidade, meditamos sobre estas leituras para encontrar «a vontade de Deus» com relação a nós «em Cristo Jesus». É Cristo que vive em nós. O chamado de orar sem cessar se converte em parte integral de sua intercessão eterna ante o Pai: «Que todos sejam um... para que o mundo creia...». A unidade que buscamos é a unidade «tal como Cristo a quer» e a celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é o reflexo do conceito bíblico de plenitude, ou seja, a esperança que um dia haverá resposta à nossa oração.
A unidade é um dom que Deus faz à Igreja. É também a vocação dos cristãos destinados a viver deste dom. A oração pela unidade é a fonte de onde brota qualquer esforço humano dedicado a manifestar a unidade plena e visível. Numerosos são os frutos produzidos em um século de semanas de oração pela unidade. Contudo, numerosas também são as barreiras que ainda dividem os cristãos e suas Igrejas. Com o fim de não desalentar-nos, devemos ser constantes na oração e buscar o Senhor e sua vontade em tudo o que empreendemos e em tudo o que somos.

Oração
Senhor da unidade, Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos pedimos sem cessar que todos sejam um como vós sois um. Pai, ouvi nosso chamado quando vos buscamos. Cristo, conduzi-nos à unidade que desejais para nós. Espírito Santo, fazei que nunca nos desanimemos. Amém.


Meditação para o 2º dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (19 Janeiro)

2º dia: Orai sempre, não tenhais confiança em mais ninguém senão Deus
Conservai-vos em constante ação de graças (1 Tes 5, 18).
1 Re 18, 20-40: O Senhor é Deus
Sal 23: O Senhor é meu pastor
1 Tes 5(12a)13b-18: Conservai-vos em constante ação de graças

Comentário
A oração se fundamenta na confiança de que Deus é poderoso e fiel. Só ele abrange tudo, presente e futuro. Sua palavra é confiável e verídica.
A história de Elias em 1 Reis mostra de maneira impressionante a unicidade de Deus. Elias admoesta os apóstatas que veneram Baal, que não responde a suas orações. Contudo, quando Elias ora ao Deus de Israel, a resposta é imediata e milagrosa. O povo toma consciência e novamente volta seu coração para Deus.
O Salmo 23 é uma profunda confissão de confiança. Descreve uma pessoa convencida de que Deus guia seus passos e que a tem perto de si mesmo nos momentos difíceis da vida, quando é vítima da desolação e da opressão.
Provavelmente nos encontramos em circunstâncias difíceis, às vezes inclusive de grande agitação. Provavelmente atravessamos momentos de desespero e desânimo. Às vezes, parece que Deus se oculta. Mas Ele não está ausente. Manifestará seu poder para libertar-nos em meio às nossas lutas existenciais. Esta é a razão pela qual lhe damos graças em toda circunstância.
A ressurreição de Lázaro é um dos episódios mais espetaculares narrados no evangelho de João. Revela o poder de Cristo, capaz de romper os vínculos da morte e antecipa a nova criação. Jesus ora em voz alta em meio ao povo e dá graças a seu Pai pelos potentes milagres que realizará. A obra salvadora de Deus se realiza através de Cristo para que todos creiam nele.
A peregrinação ecumênica nos ajuda melhor a tomar consciência das ações maravilhosas de Deus. Comunidades cristãs separadas umas das outras se encontram. Descobrem sua unidade em Cristo e compreendem que todas são parte de uma só e mesma Igreja, e têm necessidade uns dos outros.
Provavelmente há sombras que vêm ocultar a perspectiva da unidade, que está em perigo por algumas frustrações e tensões, e que nos perguntam se nós, os cristãos, estamos realmente chamados à unidade. Nossa oração incessante nos sustenta quando nos voltamos para Deus e temos confiança n'Ele. Não duvidamos de que Ele realiza sua obra em nós e nos conduzirá para a luz de sua vitória. Sempre nossa reconciliação e nossa unidade são o princípio de seu reino.

Oração
Deus de toda criação, escutai vossos filhos em oração. Ajudai-nos a conservar nossa fé e nossa confiança em vós. Ensinai-nos a dar-vos graças em toda circunstância, a ter confiança em vossa misericórdia. Dai-nos a verdade e a sabedoria, para que vossa Igreja nasça à nova vida na comunhão. Só vós sois nossa esperança. Amém.

Comments:

Enviar um comentário





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?